Barreira usada na construção da passarela de concreto pode ajudar
Por causa do avanço de água salina no Rio Tubarão em direção à área de captação, a prefeitura decretará situação de emergência nesta quarta-feira (22). O problema é reflexo da influência da maré e do período de estiagem que a região Sul de Santa Catarina tem sofrido.
A Tubarão Saneamento propôs o prolongamento da barreira que serviu de acesso de caminhões durante a execução da nova ponte em frente à Unisul para dificultar o avanço da água salobra. A medida já foi submetida aos órgãos ambientais e, se aprovada, pode permitir o retorno deste parâmetro à normalidade.
A concessionária garante que a água tratada distribuída à população tubaronense continua dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. A presença de água salobra no manancial pode ser a causa do desligamento involuntário de equipamentos elétricos, como chuveiros e torneiras, em diversas unidades consumidoras. Apenas na última segunda-feira, a Tubarão Saneamento registrou mais de quarenta atendimentos de usuários com dúvidas ou reportando ocorrências deste porte.
SulAgora
Foto: Marcelo Becker