Passou a eleição e o foco parece ter voltado ao novo coronavírus e à segunda onda de proliferação da doença no Brasil e no mundo, principalmente em Santa Catarina, considerado uma das unidades da federação em estado crítico no aumento de casos e de mortes nos últimos dias.
Por isso, a Fundação Municipal de Saúde da Cidade Azul, em comunicado oficial nesta quarta-feira (18), determinou uma série de medidas a serem seguidas a partir da próxima segunda no setor de Atenção Primária.
Estas orientações deverão ser cumpridas em virtude do aumento de casos de covid-19 na região. Desta forma, o atendimento passa a acontecer da seguinte forma a partir da próxima semana:
- As consultas eletivas, sem queixas por parte do paciente, estão suspensas;
- Na Saúde Mental, mantém-se o tratamento, assim como a manutenção de receitas, com reavaliação presencial em caso de descompensação;
- Mantém-se o Pré-Natal, assim como as consultas das rotinas Pré-Natal;
- Demandas agudas na gestação continuarão a ser recepcionadas, através de atendimento presencial, ou, se possível, com resolução por outros meios;
- Situações crônicas de qualquer natureza também seguem com atendimento, se evitando o presencial, se possível;
- O atendimento presencial a casos descompensados serão limitados;
- No setor de Odontologia, os atendimentos eletivos serão suspensos, mantendo-se apenas os relacionados à situações de emergência;
- Por sua vez, no setor de imunização, mantém-se o atendimento de forma normal;
- Por fim, segue sem alteração, de acordo com a última orientação da Farmácia Básica Central, a entrega de medicamentos na unidade.
Ressalta-se que estas orientações visam proteger a população e os profissionais da FMS neste período da pandemia, devido, como já dito anteriormente, ao agravamento do cenário na Amurel.