Um idoso de 76 anos é a mais nova vítima da Covid-19 em Capivari de Baixo. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, e, segundo a Vigilância Epidemiológica, tinha comorbidade (hipertensão). O óbito ocorreu nesta terça-feira (30), mas foi contabilizado somente nesta quarta (31), no boletim desta noite. Agora, sobe para 41 o número de vidas perdidas de moradores da cidade termelétrica desde o início da pandemia, há cerca de um ano.
O poder Executivo local, por meio do prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa, lamenta todas as mortes e emite condolências aos familiares e amigos deste idoso que sucumbiu à guerra contra a doença, que vem assolando nosso país, que já contabiliza mais de 318 mil perdas (informação atualizada há pouco – 21h20 de 31-3-21) .
Em contrapartida, este boletim diário sobre a situação do novo coronavírus em Capivari de Baixo aponta que o número de casos ativos caiu consideravelmente de 56 para 41 pessoas, que estão em tratamento em hospitais da região e nas suas casas, devidamente isoladas e acompanhadas pela equipe de Saúde do município, conforme protocolo.
Já os casos de suspeitos subiu para 70 (aguardando resultados). Cinquenta e oito moradores estão em monitoramento (notificados no Sentinela sem exames). Outro dado enaltecido nesta quarta é o de pacientes recuperados: 3.244 – também houve acréscimo em relação ao último boletim.
Este é, sem sombra de dúvidas, o pior momento da Covid-19 no Estado e no Brasil. Em Santa Catarina, a Matriz de Risco aponta, pela quinta semana seguida, situação gravíssima em todas as 16 microrregiões. A Amurel (região de Capivari de Baixo) segue em alerta com hospitais lotados e sem vagas em Unidades de Terapias Intensiva (UTIs), inclusive em unidades particulares.
A quantidade de moradores que já realizaram exames com resultados negativos chega a 11.767. A cidade tem aproximadamente 25,3 mil habitantes, desses, 3.334 foram infectados, quase todos já recuperados. A Covid-19 foi reconhecida como pandemia em março do ano passado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Prevenção
É de suma importante que os capivarienses sigam os cuidados básicos para contenção do vírus, como a utilização de máscara – inclusive em via pública -, lavar bem as mãos, uso regular de álcool em gel ou álcool 70%, manutenção do distanciamento social e evitar aglomerações.