https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

A primeira etapa da campanha nacional contra o sarampo começa nesta segunda-feira, 10, em Fortaleza, e deve prosseguir até 13 de março nas salas de vacinação dos 113 postos de saúde da Capital. Realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha é voltada para crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade que nunca tomaram nenhuma dose ou tenha registrado apenas uma dose na caderneta.

Além do público-alvo, todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano continuam recebendo a “dose zero”, utilizada como medida preventiva e inserida no Calendário Nacional de Vacinação. 

A ação iniciada nesta segunda-feira é complementar às anteriores, que envolveram outras faixas etárias. Lançada no dia 7 de outubro, a primeira fase da estratégia do Governo Federal atendeu crianças de seis anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tinham sido imunizadas ou que estavam com o esquema de vacinação incompleto. A população de crianças foi atingida em sua totalidade na meta mensal da campanha em Fortaleza.

Na segunda fase, que envolveu pessoas de 20 a 29 anos e foi realizada durante o mês de novembro de 2019, 12.630 indivíduos do público-alvo foram vacinadas. Para Renata Dias, assessora técnica de Imunização de Fortaleza, as campanhas buscam proteger a população de todas as faixas etárias e prevenir o sarampo.

“Essa vacina reduz as chances de propagação do vírus. Durante essa nova fase da campanha, vamos intensificar junto ao público jovem para atualizarem a caderneta de vacinação de acordo com suas faixas etárias”, reforça Renata.

Como funciona o esquema vacinal

A vacinação contra o sarampo compreende duas doses. A Dose 1 (D1) da vacina tríplice viral é administrada inicialmente e, com intervalo de 30 dias, a Dose 2 (D2). A vacina tríplice viral atua contra o sarampo, caxumba e rubéola, e faz parte da rotina de imunização, portanto está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui