O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Oficinas, em Tubarão, aproveitou as ferramentas da tecnologia para manter em andamento algumas atividades para um grupo de 48 crianças e adolescentes durante a quarentena. Vídeos e jogos tradicionais como o “7 erros” são enviados através de aplicativos de comunicação do telefone celular.
A iniciativa era usada entre o público atendido pelas CRAS dos bairros Passagem e Humaitá. Assim, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) consegue dar continuidade ao atendimento de crianças e adolescentes em programas como o Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). A equipe técnica do CRAS e profissionais do Aepeti desenvolveram vídeos explicativos e de musicalidade de experiências e de campanhas com temas como Covid-19, higienização das mãos, abuso e exploração sexual infantil e isolamento social.
“Desta maneira as crianças e adolescentes estão em contato permanente com o CRAS e também aprendendo e se informando sobre questões importantes desse período de pandemia”, explica a gerente da FMDS, Kelly Botega Fortunato.