A partir desta terça-feira (16), fica autorizado, em Laguna, o retorno do transporte coletivo urbano de passageiros, com 50% de ocupação, horários reduzidos e higienização constante dos veículos.
Nesta segunda-feira (15), a cidade está com dez casos de pessoas com o coronavírus ativo já confirmados em laboratório. Outros 21 aguardando resultados.
Também está autorizada as atividades de ensino superior de estágios obrigatórios e das práticas presenciais curriculares nos laboratórios.
As aulas presenciais continuam proibidas.
Ônibus
Pelo decreto 6.254 fica autorizado o embarque e desembarque de passageiros oriundos do transporte rodoviário municipal e intermunicipal na Estação Rodoviária Pública Municipal de Laguna.
- O transporte turístico continua vedado;
- Proibido a circulação de pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, cardiopatas, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas;
- Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os usuários do transporte coletivo, limitando o número de passageiros em 50% do total da capacidade do veículo;
- Priorizar a comercialização de bilhetes de passagem eletrônica;
- Manter a janela do veículo aberta, deixando-o bem ventilado durante toda a viagem;
- Manter os ônibus limpos, higienizando, a cada itinerário;
- Reorganizar as escalas e itinerários, reduzindo/limitando a circulação dos coletivos;
No decreto fica atribuída ao órgão de Vigilância Sanitária Municipal, competência para fiscalizar e fazer cumprir as normas de saúde e combate à Covid-19
As empresas deverão realizar teste rápido nos colaboradores que retornarão ao trabalho e encaminhá-los para avaliação médica se positivo. Diante da pandemia, as autoridades de saúde solicitam à população precaução com as redes sociais.
O coordenador de Vigilância Sanitária Alex da Silva de Bem alerta sobre notícias falsas. “Buscar sempre consultar as fontes confiáveis e oficiais, evitando a propagação/compartilhamento de notícias falsas (fake news)”, descreve.
Estágios probatórios
Compete a equipe de Segurança do Trabalho, juntamente com cada unidade educacional, promover e fiscalizar o uso obrigatório de máscara por todas as pessoas que compareçam ao estabelecimento.
No decreto descreve que ao acessar as instalações haverá a verificação de temperatura. Em qualquer situação de sintomas como tosse e febre, quando se tratar de empregados, a área de saúde deverá ser comunicada. Em caso de integrantes da comunidade, a pessoa será solicitada a se retirar