A direção das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) emitiram um comunicado, nesta quarta-feira (1°), que a passagem do ciclone extratropical pelo Estado resultou no maior dano da história da rede de transmissão em SC, deixando um milhão e 500 mil unidades consumidoras sem luz.
A passagem do fenômeno deixou um rastro de destruição em praticamente todas as regiões. Árvores, postes e placas caíram sobre a rede elétrica e provocaram problemas graves na distribuição de energia. Os danos foram muito significativos. São 300 equipes trabalhando para recuperar o sistema, com cerca de 1,3 mil funcionários, mas o trabalho exige retirada de material pesado e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades.
Também houve rompimento de cabos de fibra ótica, que impossibilitou a recomposição automática do sistema e a comunicação de consumidores com o call center. Não foi possível identificar os locais com defeito na rede de distribuição. A única forma de comunicação dos consumidores é por meio do aplicativo Celesc.
Neste momento, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos à rede elétrica para evitar acidentes. “Estamos trabalhando para recompor 90% do sistema até o fim desta quarta-feira”, garante a direção da estatal.