https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

“Falar desta profissão é uma honra para mim, pois há tantos anos exerço essa profissão com dedicação e compromisso, pois ver o resultado e crescimento dos meus clientes é minha maior satisfação. Hoje, aproveito este dia para homenagear a todos os colegas de profissão, a todos aqueles que permitem novas possibilidades com seu trabalho”, destaca o contabilista e empreendedor Maurício Dobiez, de Tubarão, ao se referir do 75° Dia do Contador, comemorado nesta terça-feira (22).

Os últimos meses não estão sendo fáceis para os empresários e isso ocorre em toda a cadeia econômica. O período, com a chegada da pandemia, exigiu uma mudança imediata e segue com uma necessidade constante de adaptação diante das determinações legais. Ao todo, são mais de 350 mil contadores que atuam no Brasil, sendo 16.780 só em Santa Catarina.

Para o setor, os últimos anos foram preparatórios, com a ascensão da tecnologia, integrando sistemas e informações contábeis. “A necessidade de digitalização do trabalho do contador e os avanços nesta profissão, colaboraram para a enorme mudança na prestação do serviço agora. Os escritórios, antes cheios de papel, agora são ocupados por mais computadores e por pessoas”, explicou o presidente do Sindicont Tubarão e Região, Lecir dos Passos Ghisi.

“Ao contrário do que aqueles que proclamavam o fim do profissional contábil, as máquinas não substituíram o trabalho do ser humano. A tecnologia veio para dar conta daquelas tarefas repetitivas, deixando espaço para as que exigem estratégia e planejamento”, completou o presidente.

O desafio do período, em uma rápida análise feita pelo Sindicont Tubarão e Região, foi o planejamento e implantação do home office. “Foi notável o acréscimo de demandas de todos os clientes, além das dúvidas deles a cada chegada de novas determinações. Ainda, os profissionais precisaram conciliar o home office, mantendo a equipe integrada e a qualidade do serviço prestado. A dedicação de cada um tem sido surpreendente e um orgulho para a entidade contábil”, contou Lecir.

Para a entidade, o destaque do período ficou por conta dos treinamentos e atualizações profissionais à distância. “O contador precisa estar sempre atualizado, antenado às novidades do setor. E é isso que o torna ainda mais preparado e requisitado. Apesar da queda de opções educativas neste período, as oportunidades online foram bem recebidas e aproveitadas. Além disso, para aqueles que possuem a agenda concorrida, as alternativas digitais vêm favorecendo a participação”, afirmou o presidente.

Origem do Dia do Contador
O Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais. Até então, só existiam cursos técnico e profissionalizantes de contabilidade no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui