https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

“Falar desta profissão é uma honra para mim, pois há tantos anos exerço essa profissão com dedicação e compromisso, pois ver o resultado e crescimento dos meus clientes é minha maior satisfação. Hoje, aproveito este dia para homenagear a todos os colegas de profissão, a todos aqueles que permitem novas possibilidades com seu trabalho”, destaca o contabilista e empreendedor Maurício Dobiez, de Tubarão, ao se referir do 75° Dia do Contador, comemorado nesta terça-feira (22).

Anunciante do CNT

Os últimos meses não estão sendo fáceis para os empresários e isso ocorre em toda a cadeia econômica. O período, com a chegada da pandemia, exigiu uma mudança imediata e segue com uma necessidade constante de adaptação diante das determinações legais. Ao todo, são mais de 350 mil contadores que atuam no Brasil, sendo 16.780 só em Santa Catarina.

Anunciante do CNT

Para o setor, os últimos anos foram preparatórios, com a ascensão da tecnologia, integrando sistemas e informações contábeis. “A necessidade de digitalização do trabalho do contador e os avanços nesta profissão, colaboraram para a enorme mudança na prestação do serviço agora. Os escritórios, antes cheios de papel, agora são ocupados por mais computadores e por pessoas”, explicou o presidente do Sindicont Tubarão e Região, Lecir dos Passos Ghisi.

Anunciante do CNT

“Ao contrário do que aqueles que proclamavam o fim do profissional contábil, as máquinas não substituíram o trabalho do ser humano. A tecnologia veio para dar conta daquelas tarefas repetitivas, deixando espaço para as que exigem estratégia e planejamento”, completou o presidente.

O desafio do período, em uma rápida análise feita pelo Sindicont Tubarão e Região, foi o planejamento e implantação do home office. “Foi notável o acréscimo de demandas de todos os clientes, além das dúvidas deles a cada chegada de novas determinações. Ainda, os profissionais precisaram conciliar o home office, mantendo a equipe integrada e a qualidade do serviço prestado. A dedicação de cada um tem sido surpreendente e um orgulho para a entidade contábil”, contou Lecir.

Para a entidade, o destaque do período ficou por conta dos treinamentos e atualizações profissionais à distância. “O contador precisa estar sempre atualizado, antenado às novidades do setor. E é isso que o torna ainda mais preparado e requisitado. Apesar da queda de opções educativas neste período, as oportunidades online foram bem recebidas e aproveitadas. Além disso, para aqueles que possuem a agenda concorrida, as alternativas digitais vêm favorecendo a participação”, afirmou o presidente.

Origem do Dia do Contador
O Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais. Até então, só existiam cursos técnico e profissionalizantes de contabilidade no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui