É hora de se prevenir! Nesta segunda-feira (5) até o dia 30 de outubro, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e, simultaneamente, a Campanha Nacional de Multivacinação para as crianças e os adolescentes. O objetivo é incentivar os pais e os responsáveis a manter a saúde dos pequenos em dia.
Para a poliomielite, a faixa etária varia de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com a Vacina Oral Poliomelite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomelite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano que ainda não foram vacinadas, receberão as doses de VIP, conforme o calendário.
Para a campanha da multivacinação, depende de qual dose está em falta na caderneta da criança e do adolescente, entre as ofertadas do Calendário Nacional de Vacinação. É importante comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e pedir orientação de quais vacinas ainda faltam ou estão atrasadas.
É importante ressaltar que para receber a dose, a criança e/ou adolescente deve estar com a caderneta de vacinação em mãos e utilizando máscara.
Nas duas campanhas, o objetivo é o mesmo: incentivar e conscientizar sobre a importância do esquema vacinal. Segundo a gerente de saúde da Fundação Municipal de Saúde, Chaiana E. Mendes Marcon essa diminuição das imunizações em todo o Brasil, é reflexo de movimentos nos últimos anos. “Há grupos que incentivam a redução da vacinação, com várias notícias falsas, falando que as vacinas são prejudiciais. E isso não é real, as vacinas são seguras e possuem a eficácia comprovada.”
Em alusão a essas campanhas, no dia 17 de outubro acontecerá o dia “D” de mobilização nacional, em parceria com o Outubro Rosa. Neste dia, as UBS estarão abertas para a vacinação e para a realização dos preventivos. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é atingir 95% da cobertura vacinal para esses grupos.