Por volta das 14h desta segunda-feira, 14, lideranças políticas e empresariais estiveram reunidas na Arena Multiuso Estener Soratto para formar uma comissão composta por esferas políticas e privadas. O objetivo é buscar junto ao governo federal uma solução no que diz respeito ao anúncio de venda da unidade da Engie em Capivari de Baixo, prevista para ocorrer em 2025. A empresa alega uma medida de descarbonização implementada em 2015.
Durante vinda a Tubarão do governador do Estado, Carlos Moisés (PSL), o encontro reuniu alguns prefeitos da Amurel, entre eles, os prefeitos de Tubarão Joares Ponticelli (Progressistas) e Capivari de Baixo, Nivaldo de Souza (PSB) e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB); os deputados federais Daniel Freitas (PSL) e Geovania de Sá (PSDB), autoridades como o senador Jorginho Melo (PL) e representantes do governo federal, Ferrovia Tereza Cristina, Fapesc e da Engie.
Após as justificativas e elucidação da posição da Engie feita pelo diretor de transformação, Júlio Lunardi, o governador de Santa Catarina tomou posse da palavra para determinar, em conjunto com os participantes, os nomes que irão compor a comissão. Todos os poderes estarão representados e já na próxima sexta-feira, 18, ficou definido um novo encontro com o governador em Florianópolis para novas ações.
Fonte: Revista Única