Não basta somente satisfazer os clientes. Hoje, é preciso transformá-los em verdadeiros fãs. O foco no cliente nada mais é do que uma estratégia de negócios que tem como meta proporcionar uma experiência positiva para o cliente durante toda sua jornada. Para isso, a sua empresa deve oferecer produtos e serviços que superem as expectativas e que promovam o relacionamento entre cliente e empresa em longo prazo.
“Ter clientes satisfeitos não é o suficiente: é preciso que eles se sintam extremamente satisfeitos”. Porém, infelizmente, ainda existem empresas que não “abraçam” de verdade seus clientes. Exemplos rasos e rápidos que já podem ter ocorrido com qualquer um de nós: deixar o cliente sem resposta, prometer o que não sabe se conseguirá cumprir, não atender ao cliente por não ter retorno, entregar as coisas pela metade e pior, nem entregar. O fato é que o perfil que faz isso está fadado ao fracasso.
A relação com o cliente não pode ser quebrada porque nós cansamos. Precisamos sustentar nosso atendimento e ter plena convicção de que o cliente é sim o centro das nossas atenções, o foco, e com quem devemos ter o melhor relacionamento do mundo.
De nada adianta um produto de qualidade se, o atendimento é realizado de forma ruim e o contato através das redes sociais não funcionam. É preciso estar presente e mantendo excelência do começo ao fim.
Conheça-o:
Conheça seus clientes, e saiba quais técnicas utilizar quando estiver em contato com cada um. Ofereça exatamente o que ele procura, para que assim, ele não vá atrás da concorrência. Entenda as necessidades, quais características dos produtos mais de adequam a ele, e o que pode ser acrescentado, como segurança, ofertas e bom atendimento.
Marca:
Invista na construção da imagem da sua marca, se o cliente te admira, sua marca já tem um valor especial para ele.
Rapidez:
Pesquisas realizadas mostram que 90% dos clientes que tem suas reclamações atendidas rapidamente, voltam a fazer compras na empresa.
Ouça:
Trabalhe antes das reclamações chegarem, tenha canais de contato, incentive seus vendedores a perguntarem e saiba o que seu cliente precisa.
A Retenção de Clientes funciona basicamente como um “termômetro” da qualidade do produto ou serviço oferecido se seus clientes estão abrindo mão, é sinal de que algo não está agradando, o que pode ser resultado de diversos fatores: atendimento fraco, produto/serviço decepcionante, inexistência de pós-venda e mais.