https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

PROJETO MULHERES

A democratização e desburocratização da política é pra mim, uma das minhas principais bandeiras e a crescente presença de mulheres nesta área é ainda mais instigante e empolgante.

Trazer esta formação é uma forma de instigar ainda mais a participação de mulheres na política, com estes 6 módulos damos uma pincelada na pautas e deixamos uma porta aberta para que continuem lendo e aprendendo sobre. Não há nada mais gratificante nisso que  uma boa conversa qualitativa sobre política.

 A nossa palestrante Bruna Camilo, é graduada em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestra em Ciência Política pela mesma instituição. Quando morou em Portugal, estudou sobre Política Social Comparada na Universidade de Lisboa. Atualmente é Doutoranda em Ciências Sociais pela PUC MINAS.

É integrante da Associação Visibilidade Feminina e Coordenadora do Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, DIVERSO- UFMG.

Com dezenas de artigos, capítulos de livros e um livro autoral publicado, Bruna pesquisa, leciona e promove palestras sobre gênero, teoria política feminista, democracia, direito, política e movimentos sociais.

Conheça os seis módulos do nosso projeto de formação:

– O que é feminismo: 26/01

Será apresentado as ondas do feminismo, fases históricas no Brasil que caracterizam essas ondas e os direitos conquistados ao longo das décadas. Mostrar-se-á também mitos e verdades sobre o termo “feminismo”. 

-Mulheres e Sociedade: 02/02

Serão feitas reflexões sobre o lugar da mulher na sociedade, conceito de público e privado, bem como a desmistificação de características masculinas e femininas.

-Mulheres e Política: 09/02

Será feita uma exposição sobre o que é política e os motivos para haver sub-representação das mulheres. Haverá o debate sobre candidaturas laranjas e o perigo que essa ação faz para a democracia do Brasil.

 – Representatividade Importa? 16/02

Nesse módulo será feita a reflexão sobre a representatividade, a identificação com nossos agentes políticos e a importância da diversidade de pessoas nos espaços políticos.

 -Violência Política de Gênero, como lidar? 23/02

Nessa aula será apresentado  o conceito de violência política de gênero e como isso atrapalha a permanência ou desestimula a atuação das mulheres, em especial, nos espaços políticos. 

– A História do 8 de Março: 02/03

No nosso último módulo iremos entender qual a origem do 8 de março para as mulheres e porque é importante mantermos essa data viva.

 Outra coisa legal é que ao longo das aulas serão indicados livros e artigos como leituras complementares e a discussão se tornará sempre atualizada já que será criado um grupo de Whatsapp para que crie uma dinâmica de diálogo entre as participantes.

Participe!