https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Capivari de Baixo chegou aos 1.992 atendimentos no município somente neste ano, isso contando apenas entre janeiro e abril. O relatório foi divulgado na última semana, pela equipe coordenada pela enfermeira Simone F. Floriano, que conta com dois psiquiatras, dois psicólogos, uma técnica de enfermagem e uma profissional de serviços gerais.

Anunciante do CNT

Segundo Simone, somente com os especialistas (psiquiatras, psicólogos e enfermeira) foram 1.097 atendimentos e consultas, outros 834 acolhimentos, 13 internações e 48 administração de medicamentos.

Anunciante do CNT

O Caps de Capivari de Baixo é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais graves, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes assistência médica e psicossocial. “Um dos principais objetivos é reduzir as internações psiquiátricas e propiciar a reabilitação psicossocial”, aponta Simone.

Anunciante do CNT

Na semana passada, no dia 18 de maio foi lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data relembra o início do movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, onde foi reorientado um novo modelo de atenção à saúde mental, defendendo os direitos das pessoas que necessitam do tratamento e buscando formas de assistência em liberdade, com a implementação dos espaços substitutivos aos manicômios. Há 20 anos, foi criada a Lei 10.216/2001, mais conhecida como Lei Antimanicomial, a qual também instituiu o Caps no Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido à pandemia da Covid-19, o Caps capivariense está atendendo somente de forma individual para garantir a segurança dos pacientes e profissionais. “Esperamos, muito em breve, reiniciar as atividades coletivas como oficinas terapêuticas, culturais, trabalhos artesanais, artísticos, rodas de conversa e orientações em grupo”, projeta a coordenadora do Caps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui