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Idealizado para ser um centro de atendimento ao cidadão, onde os serviços são oferecidos todos em um único local, de fácil acesso e de forma consistente e padronizada, consolidando o compromisso entre o gestor público e o cidadão, o Facilita Tubarão atendeu 1.730 pessoas nas primeiras semanas de funcionamento.

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O balanço feito compreende o período entre 31 de maio a 14 de junho. Nesses dez dias úteis, os serviços mais procurados foram no Sine, para carta de encaminhamento de serviços; na secretaria de Fazenda, para dívida ativa, cadastro, tributação e fiscalização; na Agência Regional do Trabalho, para as carteiras digitais e seguro-desemprego e no Procon, que recebeu reclamações diversas, esclarecimentos e orientações. No balanço geral, a secretaria de Fazenda foi o setor mais procurado.

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O período da tarde é o de maior movimentação, seguindo a rotina consolidada da antiga Central do Cidadão, mas a expectativa é de que os vários serviços passem a ser procurados também pela manhã à medida que a população se habitue com o trabalho em tempo integral do Facilita Tubarão, que não fecha ao meio-dia.

Segundo o secretário de Fazenda, Raphael Bianchini, os atendimentos também estão acontecendo mediante agendamento para controlar o fluxo de pessoas devido a pandemia da Covid-19. “Neste primeiro levantamento é visível um aumento do número de atendimentos diários – que antes, por não haver um controle da demanda diária e da distribuição nos serviços disponibilizados, não contabilizávamos. Agora, contamos com o setor de qualidade, que gera relatórios diários, analisa a demanda e acompanha a tramitação dos processos, dos requerimentos do cidadão. Como estamos em implantação, a avaliação deve ser constante, minimizando as imperfeições”, ressalta.

Para o prefeito Joares Ponticelli, o sucesso do Facilita Tubarão passa por vários motivos, inclusive de cunho social. “O Facilita Tubarão é um instrumento que surgiu após um minucioso trabalho técnico, que recebeu contribuições aprimorando o processo até chegar em sua forma final, e o resultado está aí. A população sendo bem atendida em um local confortável e recebendo um serviço ágil. O atendimento, feito por jovens do Programa Tubarão Primeiro Emprego – Jovem Aprendiz, que é um diferencial. A maioria deles é responsável pela única fonte de renda da família e, com certeza, isso engrandece ainda mais o Facilita Tubarão”, destaca o prefeito.

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