https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Para celebrar a Semana da Consciência Negra, a professora Andreza Oliveira e a diretora cênica Silvana Silva de Souza – Projeto Tração FTC, montaram com os estudantes do 3°, 4 °e 5° ano do Ensino Fundamental, da escola Faustina da Luz Patrício, uma coreografia com a história do Guerreiro “Maculelê”, que defende sua tribo de invasores usando como arma apenas dois bastões de madeira.

Essa dança guerreira de tradição afro-brasileira com influências indígenas teve sua origem histórica na região de Santo Amaro na Bahia, em senzalas de fazendas de cana-de-açúcar. Incorporadas à prática da capoeiragem, a dança transformou-se em expressão artística nas rodas de capoeira do século XX, como meio de fortalecer e valorizar as tradições de origem africana, além de preservar os mitos Iorubás.

EMEB Faustina da Luz Patrício, escola de tempo integral de Tubarão foca no pleno desenvolvimento humano, social e construindo com toda comunidade fundamentos básicos para cidadania, como respeito a si, ao próximo e à diversidade, promoção da cultura de paz, combate à discriminação da cultura de paz, combate à descriminação, amorosidade e acolhimento. “É muito importante narrar o passado e ressignificar o presente da cultura afro-brasileira. As apresentações artísticos culturais promovidas pela escola e seus estudantes são a culminância do processo pedagógico que não se restringe à sala de aula”, salienta a gestora escolar Christiane Martins Matias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui