https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Para celebrar a Semana da Consciência Negra, a professora Andreza Oliveira e a diretora cênica Silvana Silva de Souza – Projeto Tração FTC, montaram com os estudantes do 3°, 4 °e 5° ano do Ensino Fundamental, da escola Faustina da Luz Patrício, uma coreografia com a história do Guerreiro “Maculelê”, que defende sua tribo de invasores usando como arma apenas dois bastões de madeira.

Anunciante do CNT

Essa dança guerreira de tradição afro-brasileira com influências indígenas teve sua origem histórica na região de Santo Amaro na Bahia, em senzalas de fazendas de cana-de-açúcar. Incorporadas à prática da capoeiragem, a dança transformou-se em expressão artística nas rodas de capoeira do século XX, como meio de fortalecer e valorizar as tradições de origem africana, além de preservar os mitos Iorubás.

Anunciante do CNT

EMEB Faustina da Luz Patrício, escola de tempo integral de Tubarão foca no pleno desenvolvimento humano, social e construindo com toda comunidade fundamentos básicos para cidadania, como respeito a si, ao próximo e à diversidade, promoção da cultura de paz, combate à discriminação da cultura de paz, combate à descriminação, amorosidade e acolhimento. “É muito importante narrar o passado e ressignificar o presente da cultura afro-brasileira. As apresentações artísticos culturais promovidas pela escola e seus estudantes são a culminância do processo pedagógico que não se restringe à sala de aula”, salienta a gestora escolar Christiane Martins Matias.

Anunciante do CNT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui