Prefeitos de algumas cidades do sul do estado, preocupados com a situação do covid-19 em suas cidades, tomam a decisão de reduzir seus próprios salários. Além do executivo, os poderes legislativo tem tomado a mesma posição, para que o dinheiro economizado seja aplicado em políticas públicas de saúde, que possam conter a propagação do coronavirus.
Em Florianópolis, capital do estado, o Prefeito Jean Loureiro reduz salários, de secretários e vereadores na luta contra o coronavírus. “Vamos enfrentar momentos difíceis por conta da crise e precisamos também fazer gestos de economia. É preciso iniciar por quem lidera” falou o prefeito da capital, Jean Loureiro.
Em criciúma, o prefeito Clesio Salvaro, anuncio o corte no seu salário e do vice, além de algumas despesas na prefeitura. Salvaro também solicitou a câmara municipal, que apresente um plano para cortes, a fim de diminuir a necessidade de recursos e de repasse do percentual da receita do município.
Outras cidades como Indaial, Palhoça, Pouso Redondo, Dionísio Cerqueira e Pomerode também adotarão esse gesto nobre de, reconhecer que é preciso adotar medidas restritivas quando o assunto é gasto público. O dinheiro economizado servirá para enfrentamento desta pandemia.
Aos cidadãos que estão preocupados com esse combate, devemos pressionar o poder público da nossa cidade, que façam o mesmo, reduzindo gastos, aumentando as políticas públicas na área da saúde e assistência familiar.