https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Cidade Azul volta a ter transmissão comunitária do coronavírus, informa o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, que chegou a informar em um boletim no início da semana que o município não havia mais registrado este tipo de disseminação do vírus. “Porém, nos últimos dois dias, nós tivemos dois casos relacionados à transmissão comunitária, voltando então a ter o vírus circulante em Tubarão”, disse.
Daisson explica que a transmissão comunitária havia sido contida no primeiro momento, ainda na época do isolamento social. “Os casos apresentados ainda eram aqueles primeiros, que já havíamos identificado como foram transmitidos. Por isso a divulgação de que Tubarão estava sem transmissão comunitária. Agora, novos casos apareceram e, mesmo de forma reduzida, o vírus voltou a circular”, reforça.
O diretor presidente da FMS ainda esclarece sobre o número de casos notificados, confirmados, suspeitos e monitorados. Até ontem, 1,7 mil casos haviam sido notificados desde o início da pandemia em Tubarão.
“Quando o paciente faz uma consulta, e o médico notifica que ele tem uma síndome ou sintomas que remetem ao coronavírus, o caso é enviado à Vigilância Epidemiológica como notificado. Como ainda não há testes suficientes para testar a todos, os casos vão sendo divididos entre confirmados, suspeitos, negativados e monitorados”, explica.
Dos 1,7 mil casos, 87 foram confirmados, seja com exames do Lacen ou por testes rápidos. Destes, 66 já estão curados e houve três mortes. Outros 35 casos estão classificados como suspeitos, pois estão aguardando resultado do exame do Lacen. Ainda do total de notificados, 711 casos já foram descartados pois os resultados deram negativos, segundo explica Daisson. Ainda há 167 pacientes sintomáticos sendo monitorados. “Os casos monitorados são aqueles em que o paciente foi notificado, e passamos a monitorar sinais e sintomas. Quando ele não tem mais os sintomas, deixa de ser monitorado. Ou seja, notificados são todos, monitorados são aqueles do momento”, pontua
Daisson ainda acrescenta que os casos descartados são os que fizeram exame e deu negativo. “Se somar todos estes números não chegaremos ainda ao número de notificados, porque não foi feito o teste em todos ainda. Estamos aguardando a vinda de novos testes rápidos para, então, testarmos todos os pacientes”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui