https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg

Anunciante do CNT

Nota Oficial: Esclarecimentos sobre as medidas de monitoramento e precaução para casos COVID-19 positivo em profissionais
20/06/2020

Nota Oficial:Esclarecimentos sobre as medidas de monitoramento e precaução para casos COVID-19 positivo em profissionais
Com o objetivo de esclarecer à população, o Hospital Socimed vem a público comunicar quanto às medidas adotadas para prevenção e manejo de casos relacionados à Covid-19, especificamente em relação aos nossos profissionais.

Desde o início da pandemia, um dos focos das instituições que prestam Serviços em Saúde, como o Hospital Socimed, está em reforçar os cuidados com suas equipes, a fim de proporcionar um ambiente seguro tanto para pacientes quanto para a força de trabalho.

Por conta disso, foram instituídos protocolos técnicos de manejo e precaução em relação à doença, elaborados e revisados pelos nossos especialistas em infectologia, controle de infecção e medicina do trabalho, que incluem o suporte clínico, o correto uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), as diretrizes para distanciamento, as medidas físicas de barreiras etc.).

Aliado a isso, instituímos outras medidas como o isolamento domiciliar para profissionais relacionados ao grupo de risco, assim como a redução de jornada de trabalho para evitar o potencial de transmissibilidade. As orientações e treinamentos nas ações preventivas e adoção de condutas a fim de prevenir riscos de contaminação dentro e fora da instituição foram instituídas, sendo constantemente reforçadas e monitoradas pela nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelas nossas lideranças.

Assim, seguindo rigorosamente as nossas políticas e protocolos, além das diretrizes recomendadas pelos dos órgãos oficiais, o Hospital Socimed ressalta que:

• Todo profissional das equipes de trabalho que manifestem qualquer tipo de sintoma relacionado ao Coronavírus, ainda que moderado, é imediatamente avaliado e, caso seja confirmada a suspeita ou diagnóstico, o profissional é imediatamente afastado de suas atividades laborais;

• Aos demais profissionais, integrantes da equipe, é feito o inquérito de sintomas, através de avaliações clínicas e, se necessário, exames relacionados aos protocolos de manejo da doença, além das medidas de monitoramento e prevenção, reforçado o uso de EPIs (máscaras, face shield, lavagem de mãos, álcool 70);

• Os testes de diagnóstico Covid-19 são aplicados conforme diretrizes técnicas recomendadas e após avaliação clínica de nossos médicos.

Esclarecemos que, por conta da pandemia em curso, as medidas preventivas à transmissão pelo Coronavírus foram instituídas também ao nosso público externo, ou seja, pacientes, familiares, visitantes e prestadores de serviços. Entre as medidas adotadas, incluem-se a adoção de fluxos de serviços para pacientes sintomáticos ou diagnosticados com a doença, o estabelecimento de protocolos assistenciais e a criação de uma estrutura de isolamento para atendimento Covid-19, assim como a ampliação dos leitos de alta complexidade (UTI), a fim de garantir o atendimento adequado e seguro aos nossos pacientes.

Lembramos que todo o posicionamento do Hospital Socimed é fundamentado num alinhamento constante com a Vigilância Epidemiológica do Município de Tubarão, considerando-se ainda os Municípios localizados em seu perímetro de atuação, além das Vigilâncias Estaduais, nas situações específicas.

Ratificamos a nossa missão de garantir uma assistência de qualidade, assegurando a segurança dos pacientes, a fim de proporcionar a melhor experiência do cuidado. Desta forma, estamos – e sempre estaremos – à disposição de todos para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Resta-nos reforçar, à população em geral, sobre as orientação preconizadas pelos Órgãos de Saúde no sentido de manutenção da adesão às medidas de prevenção como: uso sistemático de máscaras, constante e correta higienização das mãos, distanciamento mínimo preconizado entre pessoas, além da necessidade de contato com os serviços de saúde na presença de sintomas, para os encaminhamentos necessários.

Atenciosamente,

Andréa D. Drumond – Diretora Executiva Hospital Socimed

Fernando Viegas Delgado – Diretor Técnico-Médico (CRM 4289)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui