Antônia Rodrigues Garcia da Rosa, viúva do ex-secretário de Segurança Pública em Tubarão, Claudemir da Rosa, é a entrevistada de hoje na Série Eleições 2020. Ela é pré-candidata a vereadora em Tubarão pelo Partido dos trabalhadores (PT). Esta será a segunda vez que concorre a uma vaga na Câmara, foi postulante em 2008, quando conquistou 587 votos. Antônia é moradora do bairro Fábio Silva e tem contribuído, ao longo dos anos, como voluntária da comunidade.
Professora do municio de Tubarão aposentada, ex-presidente do Sindicato dos Professores (Sintermut), voluntária no grupo Amor Exigente (AE) – que é um programa inovador que atua com Grupos de Apoio e orientação aos pais, jovens e educadores para prevenir o abuso e a dependência do álcool e outras drogas, tem amplas pretensões de defesa da bandeira do serviço social, caso eleita. Foi catequista e hoje é coordenadora do Grupo de Liturgia da Igreja do bairro Fábio Silva, e também presidente licenciada do Conselho Comunitário da sua localidade.
Durante sua vida, participou de várias lutas como professores para a aprovação do Plano de Cargos e Salários do Magistério em 2011, que foi, segundo ela, uma grande vitória. “Hoje, os professores de Tubarão têm um dos maiores salários da região graças ao empenho do sindicato e da nossa luta. Como líder comunitária, estou sempre atuante com os bazares e cafés coloniais”, destaca a pré-candidata.
Sua legislatura, conforme detalha, será focada nos seguintes pontos: fiscalização do poder público, educação e saúde. “Estamos criando projetos para que os tubaronenses tenham mais qualidade no atendimento de suas demandas, principalmente se tratando dos bairros periféricos, que ultimamente vêm sendo negligenciado”, planeja.