https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Um estudo recente publicado na revista Journal of Veterinary Behaviour, com base em quase 1,3 mil respostas a uma pesquisa feita durante três semanas de confinamento, sugere que animais de estimação trazem benefícios para a saúde mental, emocional e física das pessoas.

Anunciante do CNT

Três a cada quatro indivíduos respondem que sua mascote (gato ou cachorro) ajudou a superar o confinamento.

Anunciante do CNT

Nós, humanos, às vezes somos tão absurdos que afastamos de nós aqueles que poderiam ser um motivo de companhia na hora da doença, abandonando os a própria sorte. Penso eu que, quem é capaz de abandonar suas mascotes, também é capaz de os idosos, condenando-os a um isolamento psicológico.

Anunciante do CNT

Há algum tempo, tenho observado em nossa cidade um grande número de animais abandonados, as ONGs e os lares temporários já estão lotados e cada dia aparecem mais animais abandonados e maltratados.

Pensando sobre isso, resolvi escrever um pouquinho sobre os benefícios de ter um animal de estimação. Existem hoje, vários estudos que comprovam os benefícios em ter um animal de estimação, inclusive o Hospital Albert Einstein, foi pioneiro a colocar em pratica uma ideia inovadora:


Após três anos de teste e preparos de equipes, o hospital liberou, sob rígido protocolo, que bicho de estimação, visitem pessoas internadas, mesmo que estejam na unidade de terapia semi-intensiva.

E eu, vou listar aqui abaixo alguns benefícios de ter um animal de estimação, e quem sabe, ajude você a decidir e adotar um peludinho.

• Quando uma criança se relaciona com animais de estimação desde cedo, produz anticorpos que evitam o aparecimento de alergias futuras.
• Ter um animal faz você relaxar: conviver com um bicho meia hora por dia libera ocitocina, uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo, além de elevar nosso bem estar.
• Ajuda a manter a boa forma: quem duvida que a duração das caminhadas é, maior quando se está acompanhado de um cão animado e hiperativo?
Sem falar que levar o Totó pra passear é um ótimo motivo para se exercitar.
• Se você adotar um animal vai perceber que eles ajudam a superar o sentimento de solidão, pois são alguém para nos fazer companhia.
• Ter um pet ajuda a reduzir a pressão arterial: o mesmo bem-estar que sentimos pela interação com os pets ajuda a reduzir os níveis de adrenalina (que estão relacionados ao aumento da pressão arterial) e libera a acetilcolina.
Esse neurotransmissor é responsável pela tranquilidade, diminuição de pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória. Além de desempenhar um papel importante nas funções cognitivas como a aprendizagem.
• Faz bem para o coração (literalmente): segundo pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos EUA, criar um animal em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de triglicérides.
Consequentemente, servem de prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares.

Está mais do que provado que os animais nos fazem mais felizes.
Eles nos ajudam no nosso dia a dia e são ótimos companheiros de vida.

Entretanto é necessário que sejamos conscientes. Ter um animal de estimação não é ter um brinquedo ou acessório. Eles são seres vivos que precisa de atenção e dependem de nós para viver.

No fim das contas, animais são seres sensíveis, que sentem alegria e tristeza. Eles sofrem como nós.

Se realmente os amarmos de forma incondicional, eles terão o mesmo sentimento por nós.

“Adote um peludinho!”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui