Uma nebulosidade variável e chance de chuva isolada do Meio-Oeste ao litoral. Assim será a previsão do tempo para esta sexta feira (4) em SC. No decorrer do dia há presença de nuvens e as máximas ficam amenas de 18°C a 25°C, em Tubarão e região. Nas regiões Extremo Oeste e Oeste melhora gradativa do tempo no decorrer do dia. A tarde as temperaturas mais elevadas são na faixa Oeste, com máximas entre 25 e 29ºC. Ventos de sul/sudeste no centro-leste e passando para nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (até 45 km/h). De acordo com o climatologista Márcio Sônego, o frio está mais concentrado no litoral Sul. “Amanhã vai continuar assim. No domingo começa a empatar e segunda já deve estar mais frio na serra”, afirma.
►Condições favoráveis às atividades ao ar livre: boa na maior parte do dia no Nordeste de SC e Grande Fpolis. Demais áreas fica arriscado no decorrer da manhã/tarde em diante. Ruim para semeadura do arroz no sul de SC. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.
► Em hortas comerciais boa irrigação do Meio Oeste ao Extremo Oeste, a chuva começa a voltar, economizar na irrigação. Na direção do Nordeste de SC e Grande Fpolis tem temperatura mais alta. Para o plantio do alho e cebola mais cedo o frio que poderá vir depois do dia 8/9 poderá prejudicar (perfilhamento/floração).
► Na implantação de novo pomar ou reposição de mudas é muito importante manter as mudas com boa umidade. Melhora no decorrer do fim da semana em diante com a volta da chuva. ECONOMIA DE ÁGUA!
►A chuva voltou a ficar abaixo da média em agosto e pode melhorar um pouco nesta primeira quinzena de setembro. Utilizar com economia a água para irrigação dos açudes. A estiagem não acabou.
► Tivemos um bom quadro em junho e começo de julho em termos de umidade, suavizou os efeitos da estiagem na fruticultura. O frio está sendo muito bom neste ciclo com boas somas de horas de frio e unidades de frio, seguindo o previsto no fim do verão (outono inverno bom para fruticultura).
► Reservar mais água nos açudes, especialmente para o uso nas hortas comerciais em todo o estado, na cebola e alho. Reservar água para as culturas de inverno reformando e ampliando os açudes, fazer novos açudes (dentro da legislação) e aproveitar a água de telhados na propriedade (cisternas) obtendo ajuda da Epagri local.
► O ideal é retardar o máximo possível a poda inverno/primavera (específica para produção) das fruteiras de caroço e variedades precoces de videira (risco alto de geada na florada e frutificação). No caso das fruteiras de caroço recomendo deixar florescer e frutificar para depois fazer a poda. Nas demais fruteiras de clima temperado como uva, pera e maçã, o calor deste fim de agosto e começo de setembro deve estimular o início da brotação das variedades ainda dormentes, atenção com as doenças de clima frio.
► Culturas de inverno sem irrigação terão problemas neste ciclo. Economizar o máximo possível quem tiver açudes para isto. Assim como reservar água para o combate a geada na época certa.
► Safra de trigo no Planalto Norte e região de Campos Novos terá risco mais alto de geada na fase final da cultura (florescimento/enchimentos dos grãos).
► Evitar de deixar o pasto de inverno muito baixo (retém melhor a chuva para infiltração da água no perfil do solo).