Uma manifestação pacífica ocorrerá em frente ao Presídio Regional Masculino de Tubarão, no bairro Bom Pastor, a partir das 10h desta sexta-feira (4). O evento é organizado por familiares de reclusos e tem o apoio de uma advogada, que acompanhará o grupo durante o ato para que, segundo um dos manifestantes, não haja represálias ou “qualquer ato de covardia”. “Junto com a gente, representando-nos, vai estar a doutora Fernanda, da equipe da advogacia doutora Lara Bergamini”, informa um familiar de apenado.
Ao todo, por enquanto, cerca de 20 pessoas já confirmaram presença. “O motivo deste movimento é que tenhamos o nosso direito de visitas presenciais retomado”, detalha um dos envolvidos na organização do evento.
No último dia 16 de março foram proibidas as visitas presenciais no local devido à pandemia do novo coronavírus. “Queremos um plano de retomada deste nosso direito, pois tudo está voltando ao normal, menos as visitas”, reclama outro familiar de detento.
O sistema prisional em Santa Catarina é administrado pelo Departamento de Administração Prisional (Deap), subordinado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), que ainda não divulgou uma previsão de data para reposição das visitas presenciais.
Com este tipo de ação suspensa desde março, a solução encontrada pelo sistema penitenciário catarinense para permitir o contato dos presos com os seus familiares foi recorrer à tecnologia. Desde o início da pandemia foram cerca de 30 mil visitas por meio eletrônico em todo o Estado, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal de Justiça.