https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

O Treinamento é coordenado pelo Exército Brasileiro e pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), e conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil (PCSC), Departamento de Administração Prisional (DEAP) e Defesa Civil municipal de Tubarão. O objetivo é preparar as agências de resposta para atuarem em situações de desastres naturais.

Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar são referência nos atendimentos de situações extremas

As FTs são estruturadas com profissionais, com viaturas tracionadas, embarcações e ferramentas específicas para atuação nas mais diversas situações. As FTs são autossuficientes. Possuem equipamentos, alimentação, alojamento e recursos próprios, permitindo que a logística e o deslocamento sejam mais rápidos, quando uma equipe é acionada. No exercício a FT-08 (Tubarão) teve o apoio da Ft-03 (Blumenau) e Ft-13 (Balneário Camboriú).

Um posto avançado para atendimento aos desastres naturais foi montado no centro da cidade facilitando o deslocamento para as ocorrências.

Ocorrência – Soterramento de veículo
Acionamento as 19:30 do dia 29/09 para o atendimento de uma ocorrência no bairro Madre envolvendo um veículo soterrado com vítimas. Foi deslocada para o local uma equipe especializada em atendimento de ocorrências com intervenções em deslisamentos.
No local os bombeiros atuaram dentro dos protocolos fazendo o resgate de uma vítima consciente que encontrava-se parcialmente soterrada e outras duas vítimas em óbito no interior do veículo soterrado.

Ocorrência – Homem ilhado
Acionamento as 00:50 do dia 30/09 para o atendimento de uma ocorrência no bairro São João envolvendo dois masculinos ilhados no Rio Tubarão.
No local os bombeiros utilizaram embarcação a remo para resgatar dois masculinos que encontravam-se ilhados no Rio Tubarão, ao acessar as vítimas foi constatado que uma delas referia fortes dores no peito. Já na margem uma equipe de enfermagem fez avaliação da vítima e encaminhou a unidade hospitalar. A segunda vítima foi liberada em local seguro.

Ocorrência – Evacuação de escola
Acionamento as 11:30 do dia 30/09 para o atendimento de uma ocorrência no bairro Passagem envolvendo alagamento na região, assim a escola necessitou ser evacuada. Bombeiros auxiliaram o Exército Brasileiro e a Defesa Civil do município na remoção dos 38 alunos, 2 professores e 1 diretor do interior da edificação. Os ocupantes da escola foram deixados em local seguro.

Ocorrência – Residência soterrada com vítimas
Acionamento as 13:00 do dia 30/09 para o atendimento de uma ocorrência no bairro Vila Moema envolvendo o colapso estrutural de uma residência com 3 ocupantes.
No local os bombeiros empregaram técnicas utilizadas em ocorrências que envolvam estruturas colapsadas para efetuar a remoção de uma vítima consciente além de ouras duas vítimas já em óbito. A vítima consciente foi conduzida à unidade hospitalar pela aeronave Arcanjo 03 do CBMSC.

Ocorrência – Trabalhadores arrastados pela correnteza do Rio Tubarão
Acionamento as 13:00 do dia 30/09 para o atendimento de uma ocorrência no Rio Tubarão nas proximidades da ponte Orlando Francalaci envolvendo o arrastamento de 2 trabalhadores pela correnteza do rio. As vítimas foram resgatadas pela Marinha do Brasil, uma encaminhada pela aeronave da Polícia Militar e a outra vítima encaminhada pela ambulância ASU do CBMSC à unidade hospitalar.

Desmobilização
As 17:00 do dia 30/09, com a presença do Subcomandante-geral do CBMSC, Coronel José Ricardo Steil foi realizada a reunião de finalização para a desmobiliação com os bombeiros participantes do evento destacando a relevância da participação de treinamentos que envolvem o atendimento de ocorrências complexas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui