https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Seguindo com a Série Eleições 2020, do CNT, a entrevista desta terça-feira (3) será com o candidato a prefeito em Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), que é o atual gestor público do município e tenta se reeleger ao cargo. Nossa equipe iniciou a série no fim de setembro, com postulantes aos cargos à majoritária e à proporcional da Cidade Azul e de Capivari de Baixo.

A live de hoje, que inicia às 15h30, ocorre em um estúdio profissional locado pela equipe do CNT. Ponticelli, que traz ao seu lado, como postulante a vice-prefeito, Caio Tokarski (PSD), destacará suas propostas sociais, de saúde, educação e econômicas, tudo voltado à ascensão de Tubarão, como o projeto Tubarão 180º, um plano para tornar a cidade referência no país até 2050, que tem três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, e educação e cidadania.

Santa Catarina tem 918 candidatos a prefeito, 929 a vice-prefeito e 20.002 a vereadores nos 295 municípios. Todos os postulantes à prefeitura de Capivari de Baixo e Tubarão serão entrevistados nesta série, além de alguns candidatos ao Legislativo desses dois municípios. A mediação desses bate-papos é feita pelo jornalista profissional Rafael Andrade, que tem 19 anos de experiência na área. Desta maneira, os cidadãos dessas duas cidades poderão conhecer melhor quem pretende administrar e legislar esses dois municípios nos próximos quatro anos, e o CNT presta, com muito profissionalismo e orgulho, este serviço comunitário – papel prioritário da imprensa.

Para acompanhar as lives, basta acessar a rede social do portal no Facebook: CNT Canal de Notícias Tubarão e Região. O público pode participar enviando perguntas, sugestões e críticas. Nosso veículo de comunicação, que prioriza conteúdo da Amurel e de Santa Catarina em suas postagens, está entre os cinco do Sul do Estado que mais cresce em número de acessos, conforme dados científicos divulgados pelo Google Analytics.

Conheça o entrevistado

Joares Ponticelli (Progressistas), de 55 anos, é professor e político, morador do centro de Tubarão, apresenta-se, pela segunda vez, como nome à disputa na prefeitura da Cidade Azul. Joares é natural de Pouso Redondo, na microrregião de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

É filho de Nair e Lauro Ponticelli (em memória). É pai do Murilo e avô da Isabela. Na adolescência e juventude, trabalhou na lavoura, nas plantações de fumo, milho e feijão, com a família, mas sempre gostou de estudar. Os cursos primário e fundamental foram completados em escolas de Pouso Redondo, já o antigo segundo grau (atual ensino médio) fez em Rio do Sul. Formado, iniciou sua carreira no magistério e, por concurso, atuou como professor de Educação Física em Pouso Redondo, em uma escola da rede estadual. Em 1987, transferiu-se para Tubarão, onde veio para trabalhar e estudar. Já Cidade Azul, foi secretário de escola, auxiliar de diretor e diretor administrativo, até tornar-se gerente da Cooperativa dos Alunos do Cedup, no bairro Santo Antônkio de Pádua, onde passou a ser conhecido no município, chegando, depois, a diretor-geral da Escola Técnica Diomício Freitas.

Não parou de estudar. Em Tubarão, licenciou-se em Ciências e Matemática pela Unisul e ingressou no curso de Direito na mesma instituição. Passou a atuar na administração pública municipal, sendo diretor executivo da Fumdesco, diretor do Departamento de Ação Social e chefe do Gabinete de Relações Públicas e Imprensa. Na primeira experiência eleitoral, em 1996, elegeu-se vereador em Tubarão e, no início da legislatura (1997/2000) foi líder do então PPB, na Câmara. Foi vereador somente dois anos, pois em 1998 foi eleito deputado estadual, na primeira das quatro eleições que venceria dali em diante.

Em seus quatro mandatos como parlamentar na Alesc teve atuação destacada. Com presença sempre firme e decisiva na tribuna. Foi presidente de comissões, líder do partido, líder do governo e presidente da Assembleia por duas oportunidades. Em novembro de 2013, assumiu como governador do Estado por dez dias. Foi membro do diretório nacional do PP e delegado à Convenção Nacional. Foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em 2012, e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira de 2007 a 2012.

Foi vice-presidente da União de Parlamentares do Mercosul – Bloco Brasileiro, em 2009. Em sua vida pública, recebeu diversas homenagens e condecorações, dentre as quais, títulos de “Cidadão Honorário” em mais de 15 municípios catarinenses. Foi homenageado pelo GOB – SC como Benemérito da Maçonaria Catarinense e pelo Judiciário Catarinense, que lhe concedeu o Diploma e Medalha do Grau de Mérito, outorgados em Sessão Solene do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Em 2016, foi eleito prefeito de Tubarão, junto com o vice, Caio Tokarski, com 26.555 votos. Presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), em 2017. Foi vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) de 2017 a 2019, e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), na gestão 2019/2020.

Como prefeito de Tubarão, tem tido destacada atuação, principalmente nas áreas da Educação, Saúde e Infraestrutura, onde, com planejamento e ações efetivas, tem dado soluções aos problemas que a cidade enfrentava, muitos, verdadeiras “lendas urbanas”, devolvendo ao município posição de destaque no Sul de Santa Catarina.

Na condição de candidato à reeleição, Joares pretende renovar o plano de governo apresentado na eleição passada, quase 100% cumprido, revelando novos desafios, segundo ele, “para que a cidade continue crescendo e seu povo tenha cada vez mais qualidade de vida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui