https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Menos de 24 horas depois da manifestação por aumento de salário e melhores condições de trabalho de funcionários do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, onde cerca de 150 enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram, no início da noite desta terça-feira (8), a diretoria da unidade de saúde emitiu uma nota à imprensa e à sociedade, criticando o ato e desmentindo algumas colocações de ‘escravidão’, externadas por alguns colaboradores e veículos de comunicação.

O HNSC é o maior em número de leitos de Santa Catarina. O ato foi pacífico e ocorreu bem ao lado da unidade, no centro da Cidade Azul, na calçada e canteiro central da avenida Marcolino Martins Cabral, não afetando do tráfego de veículos ou causando congestionamento. Conforme os organizadores, alguns médicos também apoiaram o protesto. O grupo, todos usando roupa preta, fez coral com gritos de guerra pedindo mais atenção do poder público (que, em tese, não tem nada a ver com a entidade, que é privada, porém detém contratos via Sistema Único de Saúde (SUS) e algumas prefeituras). Conforme os manifestantes, a classe é uma das que mais sofreu neste momento sobrecarregado da pandemia do novo coronavírus, que assola praticamente todos os países do mundo.

Segundo Denise Matos de Freitas, presidente do Sindicato da Saúde de Tubarão e Região, e principal mentora do ato, enfermeiros e técnicos de enfermagem pedem socorro. “Esta é a hora de a enfermagem se unir, lutar pelos nossos direitos, por salários justos, por condições de trabalho que garantam uma assistência de qualidade. Nossos salários estão defasados, estamos sobrecarregados”, alerta Denise. A sindicalista informa que o salário médio pago a um enfermeiro no HNSC é de R$ 2,7 mil (42 horas semanais).

Confira a nota, na íntegra, do HNSC

Em resposta a manifestação promovida nesta terça-feira (8), pelo Sindsaúde de Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição esclarece que sempre respeitou, integralmente, os direitos de seus colaboradores previstos em legislação e na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada com o respectivo sindicato. Diferente do que foi dito em alguns veículos de comunicação, cada profissional segue sua escala estipulada (6×12, 12X36 ou 8 horas diárias), realizando seu descanso semanal, os seus intervalos para refeição e o descanso e intervalos entre jornadas. É irresponsável a alegação de “escravidão”.

Apesar da dificuldade de contratação de técnicos de enfermagem, pois não houve formação técnica neste ano devido à pandemia, e a defasagem de mão de obra qualificada na região que afeta todos os hospitais, o HNSC não deixou de contratar profissionais. Todas as vagas foram repostas e, além disso, ampliamos o nosso quadro de colaboradores para enfrentarmos o aumento de atendimentos via SUS devido a pandemia.

Vivemos um momento sem precedentes no país e no mundo! A pandemia trouxe uma rotina de trabalho para os profissionais da saúde que a maioria nunca tinha vivenciado. Entendemos o desgaste físico e emocional dos profissionais e, quanto à instituição, buscamos diariamente adotar ações que visam minimizar este impacto, que não tem sido fácil para ninguém da família HNSC.

A segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores são prioridades. Os impactos econômicos e financeiros atingiram a saúde, assim como todos os setores da economia. Como todos sabem, o HNSC é um hospital privado, de natureza filantrópica e sem fins lucrativos, atendendo majoritariamente ao SUS (superior a 85% do seu atendimento) que o torna deficitário.

Diante deste cenário, falar em reajustes de salários é algo que foge à nossa realidade. Como já colocamos, somos solidários à causa, mas nossa realidade é a mesma de muitos hospitais filantrópicos do país, que neste momento, passam por dificuldades financeiras, mas não deixaram de desempenhar o seu papel.

A questão do reajuste salarial na região de Tubarão para os profissionais da Saúde já foi tratada na negociação da convenção coletiva no início do ano e houve consenso entre as partes. Sendo assim, incita oportunismo trazer à tona este assunto fora de época, em um momento tão crítico para o sistema de saúde como um todo.

Seguiremos cumprindo o nosso papel de cuidados à comunidade e dos nossos colaboradores! E, vencida esta batalha, podemos voltar ao planejamento para retomar o crescimento que tínhamos para nossa instituição. Assim, todos teremos a vitória desejada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui