Após um século de operação, a Ford deixará de produzir veículos no Brasil. Por meio de um comunicado, a montadora americana anunciou o encerramento de operações de todas as suas linhas de montagem no país.
Como consequência, três modelos sairão de linha em 2021: o Ford Ka, o EcoSport e o Troller T4.
A empresa afirmou que a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 foi a principal responsável pela medida, reduzindo ainda mais as vendas e prejudicando a operação. De acordo com projeções, ao menos 5 mil trabalhadores serão afetados.
No Brasil, as fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) serão fechadas imediatamente. A unidade de Horizonte (CE), que fabrica o Troller T4, também será afetada com a decisão e encerrará suas atividades no quarto trimestre de 2021.
Segundo a empresa, o mercado brasileiro continuará a receber outros lançamentos programados, como a nova Ford Ranger, o Mustang Mach 1, a Transit e o SUV Bronco.
As operações de vendas, peças de reposição, serviços e garantia não serão afetados. A Ford também afirma que manterá o Campo de Provas localizado na cidade de Tatuí (SP), o Centro de Desenvolvimento de Produto (na Bahia), além de sua sede administrativa na cidade de São Paulo.
Até o momento, as fábricas da companhia localizadas na Argentina e no Uruguai não serão afetadas.
No final de 2020, a Ford oficializou a venda de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) para a construtora São José e o fundo de investimentos FRAM Capital. O fechamento da fábrica, inaugurada em 1967, foi anunciado em fevereiro de 2019.