https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

O Contran formulou, no ano passado, mudanças em relação ao prazo de vários procedimentos que estão ligados ao trânsito, muito disso se deve ao cenário causado pela pandemia do covid-19, que provocou divergências em muitos setores.
Saiba quais são essas alterações e a nova regra para a renovação da carteira de motorista.

No primeiro momento, o governo definiu que os prazos de renovação da CNH estavam parados e sem data para voltar, isso quer dizer que os motoristas com a habilitação vencida a partir de 19 de fevereiro, não seriam penalizados pela fiscalização, os prazos também valiam para a Permissão de Dirigir (PPD).

Só que uma nova resolução foi emitida em novembro do ano passado, revogando as medidas tomadas em resposta à pandemia e estabelecendo um novo prazo. Entre todas essas mudanças, o governo federal também aprovou novas regras da Lei de Trânsito Brasileira e alterou medidas extremamente importantes relacionadas aos motoristas, incluindo a extensão do período de renovação da CNH.

E agora quando devo renovar minha carteira de motorista?
Em 1º de dezembro de 2020, uma nova resolução determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor, e a partir daí os motoristas ganharam mais um ano para renovar sua habilitação, ou seja se a CNH tiver vencido em dezembro de 2020, por exemplo, o condutor não poderá ser multado, pois tem até dezembro de 2021 para renovar a habilitação. E assim sucessivamente. Ou seja da data de vencimento em 2020 o motorista ganhou um ano a mais.

Lembrando que a resolução também trata dos novos prazos da comunicação de venda, transferência de veículos e emissão de notificações de autuação.
Multa por não realizar a renovação da CNH.

Esteja atento ao novo prazo para realizar a renovação, pois dirigir com a validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias é uma infração gravíssima, que tem como penalidade a multa e a perda de pontos na carteira e também gera a medida administrativa causando recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui