“Esta é a mais importante atitude que tomo desde que fui eleito. Estamos vivendo aqui, no Brasil e no mundo, uma guerra contra um inimigo invisível, que afeta imensuravelmente a saúde pública. Como se não bastasse, temos nossos os problemas de saúde locais, que são crônicos, históricos e não são resolvidos em apenas dois meses”, observa o agora prefeito e secretário da Saúde de Capivari de Baixo, Dr. Vicente Corrêa. Com essa visão, o gestor pasta a ter este novo desafio na cidade.
O momento pede medidas especiais e tomadas de decisões extremamente técnicas nesta atual conjuntura do cenário criado pela pandemia do novo coronavírus – e intensificado neste mês de março, com a falta de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e até mesmo de leitos de enfermaria nos hospitais da Amurel, nos quais os moradores de Capivari de Baixo são assistidos. Há até mesmo fila de espera para internação.
Visando a toda esta situação, o prefeito, médico e ex-gerente regional da Saúde, decidiu, a partir desta quarta-feira (10), assumir a pasta mais importante nesta época pandêmica. Com ampla experiência na área e com vários projetos para minimizar os problemas gerados pela doença – não somente na cidade termelétrica, mas na região -, ele decidiu encarar mais este desafio.
Em paralelo, Vicente segue, lógico, como gestor municipal, mas dedicará boa parte do seu tempo ao setor de sua formação técnica. O cargo é temporário e ele não irá agregar o rendimento de secretário, fazendo com que o município consiga também economizar. Uma equipe de emergência e de especialistas formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem será montada nos próximos dias para trabalhar em conjunto com o Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento da Covid-19 (CER Amurel).
“Na campanha, eu falei que iria cuidar das pessoas, cuidar do capivariense, o que tenho feito desde o primeiro dia de nossa gestão. Agora, o dever e a responsabilidade me chamam para tomar uma atitude mais enérgica, por isso assumo mais esta função. Agradeço o agora ex-secretário Nixon pelos serviços prestados, mas Capivari precisa de mim como cidadão e especialista de saúde em tempo integral. Podem ter certeza que não irei descuidar das outras áreas do município. Na prefeitura tudo é prioridade. Mas agora a saúde pública é a prioridade das prioridades”, sublinha Vicente.
Vicente assume o lugar de José Nixon Batista, médico clínico-geral. Hoje, Capivari conta com 147 funcionários na Secretaria da Saúde, sendo a segunda maior pasta do município. São nove postos abertos diariamente e uma extensão no bairro Alvorada, além de 14 médicos (entre Estratégia Saúde da Família (ESFs) e médicos exclusivamente trabalhando no combate à Covid-19). A cidade também conta com a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) e com um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), anexo à secretaria.
Formação
O novo responsável pelo setor no município é graduado em medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão, e tem residência em Pediatria no Hospital Maternidade Jaraguá (HMJ), em Jaraguá do Sul.