https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Uma equipe motivada é uma equipe produtiva. Isso todo gestor sabe ou, ao menos, deveria saber. É pouco provável um cenário em que um colaborador insatisfeito com seu trabalho consiga se esforçar ao máximo. Em um primeiro momento, quando pensamos em satisfação do funcionário, o salário é o fator decisivo que vem à mente. Mas essa é uma mentalidade equivocada. Claro que é algo importante, mas para motivar uma equipe, é necessário um olhar de 360 graus sobre o ambiente de trabalho.

Anunciante do CNT

Preste atenção à formação da equipe

Anunciante do CNT

A gestão de equipe já começa no processo seletivo. É válido pensar em um time de futebol, por exemplo. Um time formado somente por atacantes, mesmo que muito bons, dificilmente funcionaria. A mesma lógica se aplica ao ambiente de trabalho. É importante combinar competências e vivências de acordo com os objetivos da empresa. Pensar que as dificuldades podem se resolver com o tempo pode ser traiçoeiro. Se essas dificuldades acontecerem por causa de inexperiência, nesse caso o tempo tende a solucioná-las. Agora, se o profissional tem personalidade que destoa do que o gestor pensa para a equipe ou se ele não compartilha dos valores da empresa, isso provavelmente afetará a motivação não só desse colaborador, como de toda a equipe.

Anunciante do CNT

Requisitos básicos para manter a equipe motivada
Além das ações já citadas, existem procedimentos básicos, mas que muitas vezes são deixados de lado. E não deveriam. Destacar a importância de cada colaborador é fundamental. Quando ele se percebe valorizado como atuante no processo, cresce o engajamento e a busca pela produtividade. Enxergar cada trabalhador como parceiro é a chave para desenvolver esse aspecto. Dedicar algum tempo para ouvir os funcionários também é uma prática saudável, em duas frentes. Primeiro, porque o colaborador tende a se sentir como parte do todo e, segundo, porque ele está vivendo o processo sob outra perspectiva e observa pontos que o líder pode deixar escapar. Isto é valorizar o que a equipe tem a dizer. Caso contrário, o gestor pode perder o apoio dessas pessoas. Por fim, também não é prudente esquecer da busca por um ambiente de trabalho agradável, que vai desde a aparência do escritório às condições das instalações, como refeitório e banheiros.

Equipe criativa, equipe motivada
Uma ótima maneira de manter o engajamento dos colaboradores é desenvolvendo a criatividade deles. Equipes criativas conseguem desenvolver melhor as demandas e encontrar soluções mais rápidas para os problemas, características que garantem maior disposição e mantém os funcionários unidos e motivados.

Como manter a equipe criativa?
Muitas mentes consideradas geniais, como Albert Einstein, acreditavam que a criatividade, a imaginação e o pensamento rápido, muitas vezes, poderiam ter mais importância e serem mais necessários do que o próprio conhecimento. A realidade de muitas empresas têm demonstrado que esta teoria pode estar certa. Mas, afinal, o que é ser criativo?

Criatividade vem da capacidade de criar e de transformar. É o que te move a formular novas teorias, inventar produtos e conceitos, produzir conteúdos interessantes, encontrar saídas diferenciadas para os problemas e elaborar ações para envolver seu público.

Mas engana-se quem acredita que profissionais criativos são necessários apenas em ambientes artísticos, de moda ou de design. A capacidade de reinvenção de maneira inusitada é cada mais valorizada em qualquer empresa e de qualquer setor, porque elas podem ser fundamentais para garantir o sucesso de um negócio.

A importância da criatividade
Ser criativo pode ser considerado um dom. Afinal, existem pessoas que têm este talento naturalmente mais aflorado e isto é visível nas experiências profissionais. No entanto, também é possível desenvolver a criatividade. E isto pode trazer inúmeros benefícios para todas as áreas e etapas de produção de uma empresa.

Veja algumas medidas que líderes e gestores podem adotar para tornar suas equipes mais criativas e motivadas:

Priorize o diálogo:
Ofereça novidades:
Realize atividades frequentes:
Disponibilize as ferramentas de trabalho:
Crie um bom ambiente de trabalho:
Comemore as conquistas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui