https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Mais do que nunca, a passagem do 12 de Maio no mundo merece ser celebrada. A data marca o Dia Internacional da Enfermagem, onde as comemorações ganham contornos extremamente fortes, em função da categoria estar na linha de frente na luta contra a Covid-19, e em muitos casos, como numa guerra, sacrificar a própria vida.


Com os profissionais de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição, não é diferente. No contato direto com os pacientes, eles colaboram de forma decisiva e essencial para que os males causados pelo coronavírus sejam minimizados. “Os profissionais de enfermagem têm um papel determinante na assistência aos pacientes por sua capacidade de escuta, de acolhimento e de cuidado permanente, o que comprova o exercício da profissão com amor”, ressalta a gerência de enfermagem da Áreas Críticas, Marion Hoeltz Ioras “Outros espaços também são preenchidos para além da assistência, como nos casos de atividades de gestão”.


De acordo com a gerência de enfermagem dos Setores Abertos, Marli Rafael Joaquim, o dia do enfermeiro é mais do que uma data comemorativa comum. Afinal, não se trata de uma simples profissão. O ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever e “ Ser Enfermeira ” representa dedicação, responsabilidade, competência, respeito, ética, carinho, amor e uma grande dose de humanidade. “Desde 2020, com a pandemia, nossa atenção ficou voltada às ações em prol do atendimento aos pacientes da Covid-19. Nosso foco foi dirigido a enfrentar esse enorme desafio”.


No HNSC a Semana de Enfermagem será comemorada de 12 a 21 de Maio, com uma programação interna para os colaboradores, respeitando as regras e as medidas preventivas contra a Covid-19. As atividades iniciam com a abertura, no dia 12, via transmissão youtube, com o pronunciamento do diretor executivo, Fabio Tadeo Teixeira, e das gerentes de enfermagem Marli Rafael e Marion Hoelz Ioras. Em seguida sera exibido um Talk Show com os convidados que irão debater ‘‘O papel da liderança no contexto da COVID – 19”.
Durantes estes dias estão na programação um Amigo Oculto onde os setores farão trocas de gentilezas entre si, um ensaio fotográfico com os bebês da UTI Neonatal para homenagear os profissionais da enfermagem, missas em homenagem ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do técnico de Enfermagem (transmissão youtube), momento de relaxamento com o serviço de psicologia para todos colaboradores, entre outras atividades.


Nesta semana também será dada atenção ao Modelo de Práticas Assistenciais implantadas no HNSC, assim como em toda Rede Santa Catarina, o MAE – Modelo Assistencial de Enfermagem, que tem como princípio a pessoa como centro do cuidado. A pessoa representa o paciente, o familiar e o profissional de saúde – colaborador. “Seguimos um diagrama direcionador que pauta os planejamentos e ações para atingir a qualidade e segurança da assistência, que vai desde capacitações, protocolos e indicadores assistenciais para desenvolvimento profissional e comportamental”, explica Marion Hoeltz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui