https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

A Fundação Municipal de Educação lançou na tarde desta segunda-feira (2), À Prova Tubarão. O instrumento é uma avaliação diagnóstica interna da rede municipal de Tubarão para melhorar o ensino e a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática – bases das demais aprendizagens – por meio da identificação de fragilidades e de potencialidades no ensino dos conteúdos destes componentes curriculares.

Serão avaliados, ao final de cada semestre, as crianças do pré-escolar II e estudantes do final de cada ciclo do Ensino Fundamental (3º ano, 5º ano e 9º ano). As primeiras provas já serão aplicadas a partir desta quarta-feira (4).

As questões serão elaboradas de acordo com o Currículo Enxuto definido para o primeiro semestre de 2021, oriundo da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base do Território Catarinense e aplicadas pelas equipes da Fundação Municipal de Educação, conforme cronograma. As avaliações para o pré-escolar serão compostas por 10 questões que vão avaliar os campos de experiências das crianças. Já para o Ensino Fundamental, as provas serão compostas por 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, seguindo modelo da Prova Brasil, Pisa, Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa

À Prova Tubarão faz parte do conjunto de ações da Fundação Municipal de Educação de Tubarão para resgatar as aprendizagens perdidas durante a pandemia. “Estamos retornando aos poucos com as aulas presenciais e precisamos avaliar qual o grau de defasagem educacional nossos alunos tiveram. Sabemos que os impactos, em vários aspectos, foram enormes e com esta ferramenta vamos poder avaliar também os prejuízos, já que a análise e a interpretação dos resultados e fragilidades constituirão uma fonte de informação para redirecionarmos as ações que contribuirão para melhorar a qualidade da educação em nosso município”, explica o diretor presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, que participou do ato de lançamento, lembrou que são cada vez maiores os esforços da administração municipal para diminuir os prejuízos educacionais. “Estamos colocando em prática todas as medidas possíveis e necessárias para enfrentarmos juntos esta crise que trará reflexos ainda por muitos anos. Essa prova é mais um passo no processo de recuperação das aprendizagens perdidas e melhoria dos indicativos educacionais, que vai nos mostrar a realidade, permitir a reflexão e promover a correção dos pontos frágeis”, analisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui