https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Neste sábado, dia 7, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tubarão estarão abertas das 9 às 15 horas para vacinação de segunda dose contra a Covid-19. A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza a campanha “Não existe proteção pela metade”.

Na data poderão completar o esquema vacinal com a segunda dose, as pessoas que fizeram a primeira dose AstraZeneca até 29 de maio; quem fez a primeira dose da Pfizer até 15 de maio e todos que estão com a segunda dose em atraso.

“A pessoa que fez somente uma dose não está protegida contra a Covid-19. Quem não tomou a segunda dose no prazo certo deve completar o esquema vacinal. Só estamos realmente protegidos depois de aproximadamente 15 dias do esquema completo”, destaca o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol. “Quando eu tomo a primeira dose eu produzo anticorpos, quando eu faço a segunda dose, as células da memória intensificam a produção de anticorpos e passam a proteger mais. Esse intervalo, mesmo que ampliado, tem garantia de eficácia e proteção”, completa.

Para a AstraZeneca/Fiocruz o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 10 semanas. Para quem tomou a vacina da Pfizer, o prazo entre as duas doses é de 84 dias (14 semanas).

O complemento da imunização precisa ser feito com a mesma vacina da primeira dose, com exceção das gestantes (veja aqui). Ou seja, quem começou com AstraZeneca termina com AstraZeneca; quem começou com a Pfizer, encerra com a Pfizer. Para receber a segunda dose basta levar o cartão de vacina preenchido pelo profissional da saúde quando foi realizada a primeira dose.

Mesmo que se esteja vacinado com as duas doses, é preciso manter as medidas de proteção, como o uso de máscara, até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui