https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Criada em 1982, a data de 24 março é marcada por ser o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, escolhida por ser o dia do centenário do descobrimento do Bacilo de Koch, organismo causador da doença e que foi revelado pelo médico Robert Koch em 24 de março de 1882.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população do planeta está infectada pela doença, e em risco de desenvolvê-la. Isso corresponde a aproximadamente 8,8 milhões de pessoas, sendo a tuberculose responsável pela morte de 1,1 milhão de pessoas por ano.

Mas você sabe o que é a tuberculose?

A enfermidade é causada, como já dito, pelo Bacilo de Koch, uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outras áreas do corpo.

É transmitida por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, espirro ou até mesmo pela fala de pessoas contaminadas e com a doença ativa.

Os principais sintomas são tosse prolongada por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese (excesso de suor) durante a noite, perda de peso e fraqueza e presença de sangue e pus na tosse.

Caso você ou alguém próximo apresente estes sintomas, ou pessoas que tenham contato com quem apresente os sintomas, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro sem demora, ou o CAES – Centro Especializado de Atendimento em Saúde, que está localizado na Rua Pedro Peicher de Carvalho, 263, em Oficinas, pois a tuberculose tem cura!

Além do caso de apresentar sintomas, procure a UBS mais próxima caso entre em contato com alguém com tuberculose, ou ainda se pertencer a camadas da população mais vulneráveis, como indígenas, portadores do vírus HIV, pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui