A Prefeitura de Tubarão deu um passo decisivo para ampliar a segurança hídrica da Cidade Azul com o lançamento do Edital de Concorrência Eletrônica nº 02/2026. O projeto foca na contratação de engenharia especializada para o desenvolvimento técnico e a construção de duas Estações Elevatórias de Macrodrenagem em locais estratégicos da Margem Esquerda do Rio Tubarão.
Investimento Estratégico e Localização
As novas unidades serão instaladas em pontos críticos, visando solucionar problemas históricos de escoamento no Centro e bairros adjacentes:
Ponto 1: Encontro da Rua Luiz Pedro de Oliveira com a Avenida José Acácio Moreira.
Ponto 2: Interseção da Rua Padre Geraldo Spettmann com a Rua Getúlio Vargas.
Para o prefeito Estêner Soratto, a obra é um marco para o município: “Este é um investimento histórico para corrigir problemas crônicos de drenagem que Tubarão enfrenta há décadas. Estamos investindo em tecnologia para que a água escoe com eficiência”.
Tecnologia e Gestão da Obra
O edital utiliza o regime de Contratação Integrada, onde a empresa vencedora assume o ciclo completo da obra, incluindo os projetos básico e executivo, além da montagem dos sistemas de automação e mecânica.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, enfatiza a modernidade do sistema:
“Essas elevatórias atuarão no controle dinâmico do nível das águas, garantindo que o sistema de drenagem funcione mesmo em cenários de chuvas intensas”.
Sessão Pública e Prazos
A escolha da empresa seguirá o critério de menor preço global. A sessão para abertura das propostas ocorrerá via Portal de Compras Públicas:
Data: 10 de junho.
Horário: 14 horas.


















