Centro recebe ação que recolheu 8 mil metros de fios; município já removeu mais de 300 quilômetros desde 2025
Uma nova etapa do mutirão de retirada de fios obsoletos aconteceu nesta quinta-feira (17) em Tubarão. O trabalho chegou à 15ª etapa e contemplou a Avenida Expedicionário José Pedro Coelho, no Centro, onde foram recolhidos 8 mil metros de fios nesta ação específica.
Até setembro de 2026, o mutirão já retirou 105,4 quilômetros de fios das ruas e avenidas de Tubarão. Considerando as ações realizadas desde o início do trabalho, em 2025, já são mais de 300 mil metros de fios retirados do município.
Força-tarefa organizada e contínua
A operação é realizada pela força-tarefa liderada pela Celesc, com apoio da Prefeitura através da Cosip, do Conselho das Entidades (Conset) e das 26 empresas de internet e telefonia que atuam na cidade. A coordenação entre setor público e privado garante a eficiência das operações e a cobertura de diferentes áreas.
Impacto urbanístico em Tubarão
“Chegar à 15ª etapa demonstra que esse é um trabalho contínuo, que vem trazendo resultados concretos para a cidade. Além de contribuir para uma rede aérea mais organizada, a retirada dos fios obsoletos melhora o aspecto das vias e favorece a mobilidade e o planejamento urbano”, afirma Denis Matiola, vice-prefeito de Tubarão.
Bairros contemplados na ação
A ação já contemplou ruas e avenidas dos bairros Dehon, Oficinas, Morrotes, Vila Esperança e Centro. A escolha das áreas leva em consideração a densidade de fios obsoletos e a priorização de vias principais que impactam a circulação urbana.
O mutirão continua avançando em sua missão de organizar a malha aérea de Tubarão. Novas etapas devem prosseguir nos próximos meses, reforçando o comprometimento da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana.


















