Resolução-RE nº 1.834/2026 determina retirada imediata de lotes com dígito final “1” de lava-louças, lava-roupas e desinfetantes; fiscalização continua na próxima semana
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (7) a Resolução-RE nº 1.834/2026, determinando a suspensão imediata de 24 produtos saneantes da marca Ypê, fabricados pela Química Amparo Ltda. Assim que tomou conhecimento da medida, o Procon de Tubarão realizou fiscalização em supermercados e estabelecimentos comerciais do município para garantir a retirada dos produtos das prateleiras.
Por que a Anvisa suspendeu os produtos da marca Ypê?
A suspensão foi determinada após inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026 na unidade fabril da empresa em Amparo (SP). A fiscalização revelou descumprimentos graves do Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes (RDC nº 47/2013), com falhas nos sistemas de garantia de qualidade, produção e controle de qualidade.
Portanto, os produtos afetados não atendem aos padrões legais de segurança exigidos pela regulamentação sanitária brasileira.
Quais produtos da Ypê foram suspensos? Verifique em casa
São afetados todos os lotes cujo número termina com o dígito 1. Confira a lista completa dos 24 produtos suspensos:
Lava-louças: Ypê Clear Care, com Enzimas Ativas, Ypê, Toque Suave, Concentrado Green, Clear, Green
Lava-roupas: Tixan Ypê Combate Mau Odor, Cuida das Roupas, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Ypê Express, Power Act, Premium, Tixan Maciez, Tixan Primavera, Tixan Power Act
Desinfetantes: Bak Ypê, Desinfetante de Uso Geral Atol, Desinfetante Perfumado Atol, Pinho Ypê
O que fazer se você tiver esses produtos em casa?
Siga as orientações do Procon de Tubarão e da Anvisa:
Verifique o lote: confira se o número no frasco termina em “1”
Interrompa o uso imediatamente — não utilize o produto para lavar louças ou roupas
Armazene com segurança — guarde longe de crianças e alimentos até a devolução
Entre em contato com a Ypê: ligue para 0800 1300 544 ou envie e-mail para sac@ype.ind.br para troca ou recolhimento
Procure o Procon se o estabelecimento se recusar a efetuar a troca ou reembolso
Fiscalização continua em Tubarão na próxima semana
O gerente do Procon Municipal de Tubarão, Murilo Goulart, informou que as ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais do município continuarão ao longo da próxima semana. A equipe seguirá verificando o cumprimento da Resolução-RE nº 1.834/2026 da Anvisa.
Além disso, comerciantes que ainda não retiraram os produtos das prateleiras devem fazê-lo imediatamente para evitar autuação. Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode contatar o Procon de Tubarão pelo telefone (48) 3621-9818.
Compartilhe esta notícia e ajude a proteger as famílias de Tubarão. Verifique agora se você tem algum desses produtos em casa.









