https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Hoje por volta as 11h45, escutando uma certa rádio local, como de praxe todos dos dias entre as programações, existe um quadro no programa que lança algumas enquetes do dia. Bem, como peguei o assunto já pela metade, percebi que se tratava de uma pergunta de opinião publica, a respeito dos vereadores da cidade (Tubarão).

Nessa ocasião escutei muitas opiniões, reclamações, e pedidos também. Conclui que 80% dos ouvintes que responderam essa enquete, não sabem quais os papeis de um vereador na cidade como um todo.

Sabendo que o papel do vereador no poder legislativo tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público pois, seu objetivo é sempre representar o povo que lhe outorgou essa tal função.

Conheça o papel e as funções desse representante político

Outro fator importantíssimo do poder legislativo é, fiscalizar o prefeito e todas as ações do poder executivo, essa missão traz equilíbrio nas ações do governo exigindo transparência, que é um dos princípios da democracia. Isso significa que as atividades de um vereador não se limita apenas no tratamento das leis do municipais.

É por isso que a lei prevê outros deveres importantes dos vereadores em relação à prefeitura, como:

– Fiscalizar as contas da prefeitura, de forma a inibir a existência de obras superfaturadas e atrasadas;

– Fiscalizar e controlar diretamente os atos do Poder Executivo, inclusive da administração indireta (por exemplo, visitar órgãos municipais e fazer questionamentos por escrito ao prefeito, que é obrigado por lei a prestar esclarecimentos em até 30 dias);

– Criar comissões parlamentares de inquérito;

– Realizar o chamado controle externo das contas públicas, com ajuda do Tribunal de Contas do Estado ou do Município responsável

Concluo que, por não saber de fato o papel de um vereador, causa a possibilidade de má escolha na hora do voto, colocando no poder legislador candidatos despreparados, pautados nos discursos populistas, e de promessas vazias. 2020 está aí, voto consciente caminha pela pesquisa entre o candidato preparado, que tem experiência em serviço público e dedicação ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui