Além da prevenção contra o Coronavírus, os tubaronenses têm mais um motivo para usar máscaras.
Desde o amanhecer desta quarta-feira (03/06) os moradores da cidade de Tubarão vêm sentindo dificuldade com relação a respiração devido às queimadas, que são provocadas anualmente pelos produtores de arroz da região.
Todos nós sabemos que a rizicultura é forte em nossa região e uma das forças da nossa economia, porém certas necessidades nos trazem alguns desconfortos, como é o caso das queimadas, comuns nesta época.
A razão pela qual são feitas as queimadas é a de que o fogo destrói muitas pragas nocivas ao arroz, mas as conseqüências são sentidas pela população; principalmente nesta época que não tem chovido muito e o ar já está carregado.
Os sintomas que atacam as vias respiratórias como: garganta seca, nariz trancado e desconforto nos olhos são comuns para os alérgicos quando o tempo está muito seco; com as queimadas isso se agrava, uma vez que a fumaça é um dos agravadores desses sintomas, principalmente em crianças e idosos que sofrem mais.
Medidas alternativas para evitar que a fumaça atinja a cidade é aguardar que o vento sopre em sentido contrário, mas parece que essa não é a principal preocupação dos responsáveis. Há outros meios também, mas não cabe a nós essa orientação, pois existem órgãos especiais para esse fim como a EMBRAPA por exemplo.
Fica para nós, então, a conseqüência de respirar esse ar já poluído e ainda mais agravado.