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Você já parou para pensar o quanto uma caminhada faz bem? Ai você me pergunta, mas estamos em época de isolamento social. Sim estamos, mas isso não quer dizer que você não possa caminhar sozinho, é só tomar todas as providências. Procure um lugar onde não tenha um grande movimento de pessoas, coloque uma roupa confortável, coloque sua máscara e bora caminhar.

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Já esta mais do que comprovado que caminhar trás inúmeros benefícios, e sinceramente nada melhor do que dar uma caminhada no começo ou no fim do dia. Particularmente acredito que uma caminhada, mesmo sendo de apenas 10 minutos, ajuda você não apenas fisicamente, mas emocionalmente também.

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Quando você caminha, presta atenção em várias coisas que te rodeiam, e isso faz com que por um momento esqueça todos os problemas, e as vezes quando volta o pensamento a eles, consegue enxergar por outro ângulo e acaba achando uma solução. Além disso, quando você resolve caminhar acaba conhecendo um pouco mais o lugar onde mora, conhece os pequenos comércios e com certeza vai achar seu bairro e sua cidade um pouco mais interessante.
Opiniões a parte vamos ao que interessa, Segue abaixo alguns dos muitos benefícios de uma caminhada:

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  •  AJUDA A EMAGRECER A caminhada é uma atividade física e, por isso, você vai sim queimar calorias, acelerar o metabolismo e, consequentemente, pode perder peso — ainda mais quando associada a uma dieta saudável. Além disso, pode auxiliar também a melhorar a postura e a tonificar o corpo, já que você está exercitando grupos musculares. Para quem está começando, a dica é caminhar três vezes por semana, de 30 minutos a 1 hora. Mas atenção: o ritmo deve ser leve para que, aos poucos, você vá adquirindo condicionamento físico.
  • REDUZ OS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Um dos benefícios da caminhada é proteger o coração, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares — como infartos e derrames. Isso porque esse exercício:

  • melhora a circulação;
  • melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • aumenta a oxigenação do corpo;
  • auxilia no equilíbrio da pressão arterial;
  • ajuda a controlar o colesterol.
  • PREVINE DIABETES

A insulina passa a ser produzida em maior quantidade durante a caminhada, e como ela é responsável pela absorção da glicose, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.  Por isso, o exercício pode ter um benefício importante na prevenção e controle de quadros de diabetes.

  • MELHORA O HUMOR Uma caminhada faz o corpo liberar endorfina, o hormônio que é responsável pela sensação de bem estar, e isso faz nos sentirmos bem, ajudando a aliviar o estresse e a depressão.
  • AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DO SONO Na pratica do exercício físico o corpo também libera serotonina, o hormônio da felicidade, com isso nosso corpo relaxa e isso faz o sono ser mais reparador. O resultado será acordar mais disposto no dia seguinte.

Então, esses motivos são suficientes para você levantar a bunda do sofá e exercitar seu corpo? Por que se não forem, então lamento profundamente, pois quando seu corpo começar a sentir os resultados de uma vida sedentária e mal alimentada, você vai lembrar de todas as desculpas que você criou para não fazer uma caminhada, e pensar no quão banais elas foram. Não reclame, tome uma atitude, é sua vida, seu corpo. Só você pode cuidar dele.

Por: Elisama Esmeraldino.

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