https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

O Procon de Tubarão, no uso de sua competência e atribuições legais, alerta todos os empresários sobre o “Golpe da Lista Telefônica”, que teve um aumento considerável de reclamações junto ao órgão municipal pois continua vitimando os empresários.

O golpe funciona da seguinte forma. O funcionário da empresa recebe uma ligação telefônica, no outro lado da linha uma pessoa se identifica como representante de agências de publicidade ou editoras de listas telefônicas, alegando que a ligação é para confirmação de dados e que não haverá nenhum custo para atualizar os dados da companhia.

Os golpistas informam que será enviado um documento via e-mail, o qual deverá ser prontamente preenchido sob ameaça de negativação do nome da empresa, sendo que o próprio funcionário pode autorizar, ou é induzido a se passar pelo gerente da empresa e assinar o documento.

Deste modo, o funcionário acaba assinando o contrato sem ler as cláusulas e aí é que começa o tormento. Os golpistas passam a encaminhar boletos de cobrança, ameaças de protesto, inscrição nos órgãos de proteção ao crédito, sem mencionar que se passam por funcionários de escritório de advocacia ou tabeliães de cartórios.

Não bastasse isso, para realizar o cancelamento do contrato, o empresário é informado que haverá uma multa rescisória.

Existe uma certa dificuldade do Procon em localizar os golpistas, tendo em vista que, quando o empresário procura a unidade municipal os golpistas já fizeram a alteração de CNPJ e o número de telefone informado cai em escritório de contabilidade.

Quando isto ocorre, o Procon abre um processo administrativo contra os golpistas, mas os endereços também já estão alterados, o que dificulta a entrega e o andamento do processo. “É necessário que os lojistas fiquem atentos e previnam seus funcionários, de modo que não assinem nenhum contrato e também não forneçam os dados da empresa via telefone sem antes se certificar sobre o que estão contratando e com quem estão contratando. Também deve haver um cuidado redobrado nas cláusulas que estão escritas com a letra menor do que das demais e contratos que possuem espaços em branco, possibilitando o preenchimento posterior”, orienta a coordenadora do Procon de Tubarão Andresa Fontanela.

Mas, caso caiam no golpe, não devem efetuar o pagamento dos boletos, pois não houve prestação ou contratação de serviço, tratando-se de um estelionato.

Portanto, a recomendação é que procurem imediatamente uma Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência.

Em caso de dúvidas ou para mais esclarecimentos, os consumidores podem entrar em contato com o Procon de Tubarão através do telefone (48) 36219818 ou pelo e-mail procon@tubarao.sc.gov.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui