A volta às aulas presenciais, prevista para acontecer no próximo mês, de forma gradativa, tem gerado discussão. Com indício de queda nas mortes e casos por covid-19, o retorno às salas tem sido avaliado. Na região, autoridades divergem sobre a situação. Atualmente, as aulas são feitas de forma remota.
Para o professor Maurício da Silva, que há mais de 40 anos atua na área da educação, o retorno precisa ser avaliado por autoridades de saúde. “São eles que têm todas as ferramentas para avaliar se será seguro ou não. Defender qualquer ponto de vista é arriscado. Precisa ser avaliado como está o comportamento das pessoas. Não podemos agir como se a pandemia tivesse acabado”, destaca o educador.
Diante do cenário atual, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, diz que a volta às aulas não é uma decisão exclusiva municipal. “Mas sim do Estado. Temos uma comissão que está discutindo esse retorno. Acho bastante cedo para analisar isso. Acho que não deve ser liberado ainda, pois ainda estamos numa fase delicada, apesar dos números terem diminuído. Que essa liberação seja primeiro pela educação de adultos. Na minha opinião, podemos aguardar mais. Se ficamos até agora sem atividades de aulas, poderemos ficar até o fim do ano”, diz Daisson.
O deputado estadual Bruno Souza (Novo) defende que volta às aulas aconteça o mais breve possível. “Não faz sentido que o transporte coletivo, academias, shoppings e até parques aquáticos, todos locais com maior risco de contágio, estejam liberados e as escolas não. Não estamos tendo a preocupação com a educação que ela merece”, diz o deputado. “Devemos respeitar a liberdade de escolha das famílias: os pais que querem enviar os filhos de volta às aulas devem ter esse direito; os que não se sentirem seguros, também devem poder manter seus filhos em casa. Soluções como essa, que respeitam a liberdade de escolha, são melhores e mais justas. O pai que não quer não deve ser obrigado. Mas o pai que deseja, não deve ser proibido”, avalia o parlamentar.
Fonte: Diário do Sul