https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Sempre falamos sobre alimentação saudável e exercícios físicos e como cuidar da nossa saúde. Mas já paramos para pensar em quem cuida da alimentação e saúde das crianças? Você se preocupa com o que seu filho, sobrinho, enteado ou afilhado está comendo? Você sabia que segundo as notificações do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre 5 cinco e 10 dez anos estão com sobrepeso; 93,38% com obesidade; e 5,22 com obesidade grave.

Anunciante do CNT

Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% tem obesidade grave. Segundo o site: www.saude.go.gov.br. Você entende que uma criança com obesidade tem grandes chances de ser um adulto obeso?

Anunciante do CNT

Assim como um risco muito alto de complicações como:
• Doença cardíaca precoce;
• Depressão
• Baixa auto estima
• Hipertensão
• Diabetes
Entre muitas outras.

Anunciante do CNT

Então se tem criança ou adolescente convivendo com você, preste atenção no que ela come e quanto ela come. Preste atenção quanto tempo ela passa assistindo televisão ou jogando. Imagine se nós, adultos, sofremos com a pandemia e o isolamento social, imagina as crianças e os adolescentes que estavam acostumados a passar a metade de seus dias junto com seus colegas e amigos de escola.

Claro que elas adoram faltar a aula, curtir as férias, mas também amam voltar depois de dois meses e rever todo mundo. E esse ano não teve férias, não teve festinha de aniversario, não teve abraço dos amiguinhos. E se as vezes você come um pouco mais que o normal por que esta triste, imagine uma criança que não tem alguém cuidando para ela não passar dos limites.

Esse ano você teve oportunidade de passar mais tempo com sua criança, e quando falo passar o tempo com ela, quero dizer, estar junto, brincar, ler, conversar, fazer coisas juntos. Você realmente aproveitou ou simplesmente deixou ela na companhia da TV? Ou talvez tenha comprado o jogo favorito dela pra você poder fazer suas coisas enquanto ela joga e come salgadinhos com refrigerante?

Você se preocupou em dar um livro para incentivar a leitura ou pensou que ano que vem as aulas vão compensar essa falta?

Segundo o site www.ladoaladopelavida.org.br, as projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

Se você se preocupa tanto com seu bem-estar, por que não preocupar se com o bem-estar das crianças em sua família? Tenha tempo agora para cuidar de você e da sua criança para não se arrepender no futuro. Muitas crianças não conseguem expressar seus sentimentos, então descontam na comida igual muitos adultos, o que pode desencadear um distúrbio alimentar muito grave.

Crianças e adolescente também sofrem com ansiedade, o que faz com que procurem se alimentar mal, então preste atenção aos sinais, converse, ouça e dê atenção. Acima de tudo, ensine a ser saudável.

“As palavras convencem,
O exemplo, arrasta”.
Autor desconhecido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui