O Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, inicia, neste mês, uma série de ações em prol da conscientização sobre o câncer de mama, lembrado na campanha Outubro Rosa, e o câncer de próstata – Novembro Azul.
Colaboradores e a estrutura hospital foram preparados para incentivar os cuidados da mulher e do homem com a sua saúde. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos segundo o INCA (dados de 2018) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Para a realização de exames de prevenção, o HST conta com um mamógrafo digital da Siemens que fornece imagens em alta definição, permite a emissão de menores doses de radiação quando comparado a mamógrafos analógicos, além de um software que permite a compressão da mama de forma mais lenta e confortável para a paciente, permitindo um exame de qualidade, sofisticação e conforto. Santa Catarina possui apenas 5 equipamentos como este, sendo o mamógrafo do HST único em nossa região, comparado apenas ao de grandes Centros Hospitalares em nível nacional.
Além de investir em equipamentos, o HST realizou a capacitação das profissionais de setor de mamografia, quer estiveram em São Paulo durante duas semanas, no Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional em tratamento de câncer. Lá, aprenderam ainda mais sobre anatomia da mama, manuseio do equipamento, práticas de humanização, controle de qualidade, ética em saúde, e tiveram a oportunidade de realizar exames supervisionados por mestres da área. Este curso foi intermediado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte e o Instituto Américas Amigas. “A tecnologia aliada à capacitação profissional é uma importante ferramenta da gestão de saúde e uma das bandeiras do Hospital Santa Teresinha”, salienta o diretor geral, Vitor Abitante. “Além de tudo isso, a sala de mamografia do HST foi toda padronizada de acordo com as diretrizes do Hospital do Amor, com climatização, som ambiente, imagens acolhedoras, além de um atendimento diferenciado para o melhor conforto da paciente”, completou a gerente de serviços de saúde, Maiara Ghizoni.
Somente ano passado, durante a Campanha Outubro Rosa, que se estendeu até meados de dezembro, mais de 1450 mulheres realizaram seu exame de mamografia no Hospital Santa Teresinha.
Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa, é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum no Brasil depois do câncer de pele e o causador de mais mortes em mulheres. Comprovadamente, as chances de câncer de mama, diminuem nas pessoas quem mantem o peso corporal, realizam atividade física regular, evitam o consumo de bebidas alcoólicas e em mulheres que amamentaram.
A atenção deve ser redobrada para caroços nas mamas, alteração do bico do peito, pequenos nódulos abaixo da axila, saída de líquido de um mamilo, pele da mama avermelhada, retraída ou tipo casca de laranja.
Para perceber essas alterações, é indicada a realização do autoexame das mamas e a mamografia como exame de rotina. De acordo com o Instituto Brasileiro de Mastologia, o exame de mamografia de rastreamento está indicado para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, uma vez ao ano. Já a mamografia diagnóstica será solicitada pelo médico de acordo com os sinais e sintomas da paciente, além dos fatores de risco.
Para os homens e mulheres que desejam realizar seu checkup, o Hospital Santa Teresinha conta ainda com 26 especialidades médicas no Ambulatório Amigos do Hospital além de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem como Tomografia, Densitometria, Ultrassom, Raio X, Eletrocardiograma, Teste Ergométrico, Mapa, Holter, Endoscopia Digestiva, Colonoscopia entre outros exames.