https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

O Home Office, ou teletrabalho, não é nenhuma novidade no mundo moderno, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação, em que basta que o profissional tenha acesso à internet e um equipamento que o possibilite de executar suas atividades de onde estiver.

Home Office, em seu sentido literal, significa Escritório em Casa. Oficializado no Brasil em 1997, o conceito é utilizado quando a pessoa trabalha em ambientes alternativos aos convencionais, seja em casa, cafeterias, ambientes coworking, e assim por diante.

Há de se concordar que trabalhar em ambientes mais descontraídos tem muitas vantagens e pode ajudar até mesmo no processo criativo. Por outro lado, existe uma preocupação com os efeitos a longo prazo no que se refere à ergonomia, uma vez que, o ambiente doméstico normalmente não é preparado para este fim.

A ergonomia é a maneira como os móveis e espaços são projetados de modo que preserve a saúde física dos trabalhadores. São vários os fatores a serem analisados e preparados para oferecer o máximo de conforto durante a execução das tarefas, tendo em vista que o trabalhador passa até oito horas por dia naquele ambiente.

O princípio básico da ergonomia é que o local de trabalho deve ser adaptado ao trabalhador, nunca o contrário. Importante salientar que não se trata apenas da adaptação à saúde física, mas também do emocional e psíquico. De acordo com os critérios da Norma Regulamentadora 17, o ambiente deve estar ajustado às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Na ergonomia do Home Office, a Iluminação, acústica, temperatura, posicionamento dos objetos e até a privacidade devem ser observados. Deve-se cuidar da altura da mesa e cadeira, além do apoio para os pés. O computador deve ser posicionado na altura dos olhos a fim de evitar má postura da coluna e pescoço e o ideal é que as cadeiras possuam encosto para os braços.

Atenção às pausas como os horários para almoço e lanche. É fundamental que o trabalhador procure seguir os horários de rotina como se estivesse no ambiente corporativo.

No início estes cuidados podem parecer insignificantes, mas a longo prazo a sua importância é muito perceptível. No meio médico existe a preocupação em como a pandemia e a necessidade de adesão ao Home Office irá afetar a saúde dos trabalhadores daqui há alguns anos e por isso fica o alerta.

O ano de 2020, com suas dificuldades e lições, nos traz também diversas reflexões. Uma delas é de que está claro que o teletrabalho veio para ficar, mas o sucesso pleno deste modelo está diretamente ligado aos fundamentos da ergonomia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui