Laguna receberá nesta semana mais 220 doses da vacina contra a Covid-19 (Oxford-AstraZeneca) para imunizar os profissionais de saúde do município, que totalizam cerca de 700 pessoas deste grupo no total (rede pública e privada). De acordo com a Secretária de Saúde, Gabrielle Siqueira, na semana passada a quantidade destinada para este público priorizou inicialmente quem estava atuando na linha de frente de combate à pandemia. “Ainda não recebemos a orientação de quem será o grupo prioritário. Temos ainda outros profissionais que atuam na rede pública e privada em outras áreas da saúde, como os dentistas também”, disse.
Segundo a gestora da pasta, os odontólogos da rede pública foram imunizados, na primeira etapa, devido às características do trabalho que realizam. “Devido os aerossóis e o manuseio de áreas como a boca, saliva e nariz, os dentistas também precisam se proteger. Recebemos essa orientação do Governo do Estado”, explicou.
“É importante salientar que o Ministério da Saúde se baseia nos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e nem todas as clínicas do município estão cadastrados. Isso pode diferenciar a quantidade do doses enviadas, com base nesse registro”, explica.
As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Oxford-AstraZeneca chegaram a Santa Catarina na manhã deste domingo (24).
E hoje, 25, também chegou ao estado mais um lote da vacina Coronavac, produzida pelo Butantan, porém a Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu informações sobre essa remessa.
Vacina em Laguna:
A vacinação contra a Covid-19 começou semana passada, em Laguna, onde foram destinadas 245 doses para profissionais de saúde e 30 para idosos que moram em asilos ou casas de repouso.