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“Sentar-se e esperar que as coisas aconteçam é uma receita para o aborrecimento. A experiência pede uma atitude proativa” – Fredy Kofman.

Liderar equipes é sempre uma grande responsabilidade, especialmente em tempos de crise. Nesses momentos, o líder precisa demonstrar capacidade para superar desafios, reforçar comportamentos positivos, fortalecer a relação com a equipe e ser um bom comunicador, para minimizar os impactos negativos. Profissionalismo, maturidade, transparência e engajamento passam a ser ainda mais exigidos, pois é durante a gestão de crise, que os verdadeiros líderes se diferenciam, mantendo o foco em pessoas e em resultados.

Seja sincero e coerente

Em momentos difíceis, é fundamental não perder a confiança da equipe. Assim, é preciso ser sincero sobre as dificuldades e sobre a estratégia adotada pela empresa para suportar a crise. A coerência deve estar presente em todas as dimensões da gestão: no discurso, nas atitudes e nas decisões.

“O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias”.

Administre as emoções

Em tempos de crise, é comum que haja insegurança e preocupação entre os colaboradores. E esse conjunto de fatores pode afetar negativamente a produtividade. Assim, cabe ao líder compreender a situação e administrar as emoções, sempre tentando valorizar as competências e motivar a equipe.

Incentive a criatividade e a inovação

A busca por soluções e oportunidades deve fazer parte do cotidiano de qualquer empresa e, para isso, é fundamental incentivar a criatividade e a participação das equipes. Programas de inovação podem produzir ótimos resultados. É preciso também pesquisar as melhores práticas, novas tecnologias e diferentes nichos de mercado, além de buscar parcerias e investir em melhoria contínua.

Exerça uma liderança proativa

Em tempos de crise, líderes proativos podem estimular comportamentos idênticos por parte da equipe. O senso de urgência e de oportunidade deve estar fortalecido, bem como o dinamismo, o comprometimento e a capacidade de resolver problemas.

E na sua opinião, quais as atitudes mais importantes para um líder em tempos de crise? Comente!

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