https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Na última coluna do Mês da Mulher, quero trazer um tema bastante conhecido e disseminado, mas que ainda causa muitas mortes no mundo todo, o câncer de colo de útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ocorrem aproximadamente 570 mil novos casos por ano em todo o mundo. Está em 4º lugar entre os mais comuns entre as mulheres e leva a óbito mais de 300 mil mulheres todos os anos.

A doença ocorre pela infecção contínua de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Uma infecção recorrente, porém, em alguns casos causam alterações celulares que evoluem para o câncer.

Algumas das causas da infecção por HPV são o Início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e o uso prolongado de anticoncepcionais. O uso de preservativos é uma das formas pelas quais a mulher pode se proteger do contágio pelo HPV.

Na busca pela prevenção, em 2014 o Ministério da Saúde incluiu no seu calendário vacinal, a vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Além dessas ações, é importante a realização do exame preventivo periodicamente, para acompanhamento e diagnóstico precoce, quando for o caso, o que poderá reduzir consideravelmente a mortalidade pela doença e aumentar em até 100% as chances de cura. O exame é rápido, e pode ser feito em postos de saúde da rede pública ou privada.

Fica um alerta para que as mulheres estejam atentas a qualquer alteração em seu corpo, como corrimento amarelado, sangramentos irregulares e após a relação sexual, dores na região do baixo ventre. Qualquer suspeita, é imprescindível procurar um médico com urgência.

O câncer de colo de útero é silencioso, quando a mulher começa a perceber os sintomas, ele pode estar em estágios avançados. Por isso existem campanhas de prevenção, buscando incentivar que todas as mulheres façam seu exame regularmente, para que não chegue ao estágio de descoberta quando a doença já está avançada.

Lembre-se sempre, a prevenção é o melhor caminho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui