https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Com o sentimento de dever cumprido, o prefeito de Capivari de Baixo, Dr. Vicente Corrêa Costa, que até esta terça-feira (6) também estava à frente da gestão da Secretaria de Saúde do município, deixa o cargo na pasta após 28 dias, Agora, ele se dedicará exclusivamente à administração da cidade e colocará, nas próximas semanas, uma série de projetos em prática, como a criação da Central do Cidadão, que deve sair do papel ainda neste semestre. Vicente decidiu agregar o cargo de secretário de Saúde após a saída do médico José Nixon Batista, principalmente por ter experiência no setor e pelo momento que a região vivia em relação à pandemia da Covid-19 (que hoje já apresenta números mais amenos, porém ainda preocupantes – não só na cidade, mas no Estado).

Anunciante do CNT

A partir desta quarta (7), o odontólogo e morador de Capivari de Baixo, Kauê Angeramis Luciano, de 33 anos, assume a Secretaria. Ele reside no bairro Santo André, onde tem seu consultório. Kauê se formou na Unisul, em Tubarão, em 2016. É filho de José Zabot Luciano, aposentado da antiga Eletrosul e muito conhecido na Capital Termelétrica da América Latina. Apesar de jovem, o novo gestor da Saúde capivariense revela vários projetos, entre eles investir ainda mais na modernização e no primeiro atendimento ao munícipe. Ele destaca que esta será a sua maior missão de vida até aqui.

Anunciante do CNT

“Quero agradecer ao prefeito, Dr. Vicente, pela oportunidade e confiança em mim depositadas. Tenho plena consciência do quanto o cargo é importante. Sei dos desafios que tenho pela frente e digo: estou pronto para enfrentá-los. Farei de tudo que estiver ao meu alcance para que toda a população capivariense tenha uma qualidade de vida ainda melhor”, resume o novo gestor da pasta.

Anunciante do CNT

Em curto prazo, Kauê mira na transparência e celeridade na vacinação da população contra o coronavírus; no atendimento integral de pessoas com sintomas da Covid-19; e na continuidade e aprimoramento dos atendimentos na atenção primária. “Para aceitar essa missão, não basta apenas querer ocupar o cargo, você precisa acreditar, trabalhar, dedicar-se e exercer com seriedade o que foi assumido. Minha expectativa frente a uma secretaria tão importante, ou até mesmo a mais relevante (neste momento epidêmico), é realizar o melhor trabalho possível para a população, principalmente em meio a esta nova doença que o mundo precisou lidar. É uma oportunidade que tenho de servir ao município que tanto amo neste momento tão difícil. Estarei integralmente me dedicando para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos capivarienses”, prospecta. “Conto com o apoio e a compreensão de todos, para que possamos fazer um excelente trabalho”, emenda. A portaria de sua nomeação será assinada amanhã.

Ele adianta que entre seus seus pré-projetos estão: O novo modelo de gestão de saques; Instalar um programa de planejamento familiar; e Criar um Plano Municipal de Combate ao Câncer. Luciano informa que há muitos outros, mas serão externados somente nos próximos dias.

Vicente comemora resultados nesses 28 dias

Além de ficar à frente da Secretaria de Saúde por quase um mês, o prefeito também atuou como médico no ESF Santa Lúcia por duas oportunidades, já que há uma carência na contratação de profissionais no mercado nesta época de pandemia, e que não é exclusividade de Capivari de Baixo. Ele pôde contribuir, por exemplo, no avanço da proteção vacinal contra a Covid, apoiou a equipe de regulação a praticamente zerar a fila de agendamento com especialistas (somente em março foram 396 consultas marcadas e mais 272 somente nesses seis dias de abril). Também auxiliou a equipe de regulação na contratação dos serviços e/ou clínicas ou consultórios de novos especialistas, como ginecologista e ortopedista – com início para este mês) e a definição que, nas próximas semanas, o município também poderá dar encaminhamento de pacientes a pediatras, oftalmologistas, infectologista e otorrinolaringologista.

Outra proposta de incentivo durante seu período como secretário foi a informatização do sistema SisReg, implantado em fevereiro em Capivari e intensificado em março, que hoje conta com seis profissionais atuando, quatro de forma direta, coordenados pela médica reguladora Ana Paula Conceição. O sistema Nacional de Regulação (SisReg) é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, por meio de módulo que permitem desde inserção de oferta até a solicitação, pela rede básica, de consultas, exames e procedimentos na média e alta complexidade, bem como a regulação de leitos hospitalares.

“Agradeço aos colegas da Secretaria e a todos os servidores que me receberam com carinho e respeito neste tempo que estive por lá. Continuarei minhas cobranças e projetos para o setor, mas agora somente como prefeito. Deposito toda minha confiança no secretário Kauê. É um excelente profissional e muito empenhado. Agora e juntos, vamos lutar por uma cidade ainda melhor e tenho certeza que ganharemos essa guerra contra a pandemia e nossa saúde será referência na região”, pretende Dr. Vicente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui