Jailson Goulart Pereira, morador do interior do bairro Ilhotinha, em Capivari Baixo, está no grupo de agricultores que decidiu, nesta primeira etapa, investir no programa de piscicultura desenvolvido pela Prefeitura e apoio do Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão (Cetuba).
Além da propriedade de Jailson (com 7.2 hectares), pelo menos outras quatro devem iniciar a produção de tilápias ainda neste ano. A projeção é do Secretário da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural do município, Phelipe Schmoeller Felippe. Entre os dias 8 e 10 de junho, quatro agricultores participarão de uma capacitação no Cetuba. Jailson já fez o curso, deve ser o primeiro a migrar para esta nova forma de cultivo em suas terras. “Mantenho minhas atividades-chaves, que são a ovinocultura e a criação de gado bovino e de corte. Esta nova etapa de trabalho já era uma pretensão minha de anos, que conseguirei colocar em prática graças a este incentivo da Prefeitura, que nos ajudou na escavação dos tanques e algumas consultorias”, reconhece.
O futuro piscicultor irá trabalhar, de início, com três tanques de criação de tilápias e um de lambari, em um momento posterior. “Meu terreno já é propício para este tipo de cultivo. Tem uma inclinação adequada para que esses locais recebam a água por gravidade, por exemplo. Em uma oportunidade seguinte, irei construir um comércio de frios, mas com sistema exclusivo de delivery”, planeja Pereira.
O estímulo à piscicultura – produção de peixes em ambientes controlados – no interior do município, é uma das macropropostas projetadas no ano pelo Departamento de Desenvolvimento Rural da Secretaria. Na noite de 5 de maio, uma comitiva de 11 agricultores, todos com intenção de instalar açudes ou tanques e iniciar o cultivo de tilápias em Capivari de Baixo, participou de uma palestra proferida pelo coordenador de Aquicultura e Pesca da Epagri no Sul do Estado, Luiz Rodrigo Mota Vicente.
“Temos um potencial incrível para que sejamos referência também neste mercado. A região Norte da cidade é uma grande promissora para a produção de peixes. Outro ponto interessante fica no bairro Santo André, onde está a Fazenda Agroavião. Disponibilizamos o maquinário (cobrado hora-máquina) para a escavação dos açudes e fornecemos, ao agricultor, a consultoria devida, nesta parceria já em curso com a Epagri”, elenca Phelipe.
Piscicultura
É uma atividade que vem crescendo rapidamente no Brasil. É desenvolvida em praticamente todas as regiões do país, em diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tanques-rede. Geralmente, ocorre uma safra no ano de tilápias, por exemplo, mas há piscicultor que já consegue chegar a duas, com a prática de berçários.
Em Capivari de Baixo já há algumas propriedades atuando no ramo, mas com o atual programa de incentivo será possível que a cidade se torne uma referência regional no setor. Há vários frigoríficos na região, principalmente em Laguna e Pescaria Brava, que são os maiores mercados da área na Amurel.