Desde o dia 10 de junho, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza uma plataforma para acompanhar o trajeto do novo coronavírus no município. Com boletins diários, gráficos diversos e tabelas informativas, durante este mês a ferramenta chegou a cerca de 43 mil acessos.
Formulada com o objetivo de levar cada vez mais a transparência das informações aos tubaronenses, o painel possui quatro páginas de conteúdo oficial e é alimentado diariamente, pela Fundação Municipal de Saúde. A plataforma surgiu a pedido do prefeito Joares Ponticelli e foi desenvolvida em parceria entre a Amurel e servidores da FMS.
Dentre os 43 mil acessos mensais, mais de 26 mil cliques vieram através do site oficial da Prefeitura de Tubarão. Os SMS e e-mails enviados pelo Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COEMS), levou mais de 10 mil pessoas a conferirem o espaço e o restante, cerca de sete mil cliques, chegaram ao painel por meio das redes sociais.
A FMS desde o início da pandemia disponibiliza o acesso, de forma transparente para a população com os boletins diários e, desde junho, o painel com outros importantes dados. Além disso, tem feito a divulgação efetiva dos gatos destinados ao combate da doença em todas as áreas públicas, aqui.
Segundo o diretor-presidente da FMS, Daisson José Trevisol, a busca por informações oficiais é cada vez maior e o número de acessos ao site é reflexo disso. “Estamos cada vez mais engajados em deixar a população mais ciente de tudo. Precisamos estarmos juntos na luta contra a doença, para que logo, possamos vencer isso”, ressalta.
Conhecendo a plataforma
Na primeira página, definida como mapa, é possível ver a quantidade de casos positivos, distribuídos pelos bairros de Tubarão. E a quantidade geral de positivos, curados, em monitoramento, internados nos hospitais e que faleceram.
Na segunda página é um resumo, onde há uma série de gráficos e tabelas com diversos dados sobre idade, sexo, gênero, assintomáticos, casos por semana, função dos profissionais de saúde positivos e a curva de crescimento do município.
Na terceira página, denominada como boletim, é possível avaliar os números de notificados gerais, os notificados e monitorados nas últimas 24 horas e os dados, que se referem, as internações.
Na quarta e última página da plataforma são dados adicionais sobre os principais sinais e sintomas dos pacientes confirmados e dos testes realizados na população.
Para quem deseja conhecer e/ou se informar, a plataforma pode ser acessada por aqui.